WhatsApp
10 fatos curiosos sobre Superman

10 fatos curiosos sobre Superman

por Maurício Muniz

A princípio, Superman não era um herói. O primeiro Superman criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, para uma história chamada “O Reino do Super-Homem”, era Bill Dunn, um mendigo que recebe o poder de ler e controlar mentes ao se tornar cobaia de um experiento científico. Logo, Dunn passa a usar seus poderes com objetivos criminosos e pensa em dominar o mundo, até que perde seus poderes. Os autores abandonaram essa versão em favor do herói que todos conhecem.
Para a série de televisão de Superman, iniciada em 1951, foram reaproveitados figurinos de seriados cinematográficos de personagens como Flash Gordon, Capitão Marvel e Capitão América.
Para o filme de 1978, os produtores contrataram o ator e fisiculturista David Prowse, famoso por interpretar Darth Vader em Star Wars, como treinador físico de Christopher Reeve. Antes das filmagens o ator era muito magro e precisou de um regime de proteína e exercícios para ganhar os músculos necessários ao papel.
Superman tem várias datas de aniversário diferentes. Em algumas histórias dos quadrinhos, Clark Kent diz comemorar seu aniversário em 29 de fevereiro, pois essa é a data na qual seu foguete chegou à Terra. Em uma história mais recente, escrita pelo roteirista Geoff Johns, a data do aniversário é 1 de dezembro. No seriado Smallville, Clark comemora seu aniversário no início de maio. Já a edição Action Comics 241, de 1958, diz que Clark comemora dois aniversários: 10 de junho, a data em que chegou à Terra; e 18 de junho, quando foi adotado oficialmente por Jonathan e Martha Kent.
Quando surgiu em 1938, Superman não tinha a capacidade de voar, apenas de dar grandes saltos, mais altos que os maiores edifícios. A capacidade de voar só foi incorporada a seus poderes em 1941.
Os óculos e o penteado diferente não são os únicos truques usados por Clark Kent para esconder sua identidade como Superman. As lentes de seus óculos também mudam a cor de seus olhos; ele usa linguagem corporal diferente e mantém-se encurvado para parecer mais baixo que seu alterego; e também, graças ao grande controle sobre seus músculos e cordas vocais, ele altera sua voz quando aparece como Clark Kent.
Uma das inspirações para Superman foi o livro Gladiator, de Phillip Wyllie, lançado em 1930, sobre um rapaz que é cobaia dos experimentos de seu pai e ganha poderes como superforça, a capacidade de dar grandes saltos e uma pele invulnerável.
Os direitos sobre Superman foram vendidos por Siegel e Shuster à DC Comics em 1938 por míseros 130 dólares e um contrato segundo o qual a dupla continuaria a produzir as histórias do herói para a editora. Décadas depois, a dupla e seus herdeiros tentariam recuperar os direitos autorais por meio de processos judiciais.
No crossover entre Vingadores e a Liga da Justiça, produzida por Kurt Busiek e George Pérez, Superman se mostra capaz de empunhar o martelo mágico de Thor, Mjolnir, algo que praticamente ninguém além do Deus do Trovão é capaz. Superman foi capaz do feito não porque tem superforça, mas porque é dono de um coração valoroso.
Em 1945, enquanto os cientistas norte-americanos tentavam criar a bomba atômica secretamente, foi lançada uma história do Superman onde o herói enfrenta cientistas que tentam criar uma bomba pelo mesmo método: separando o núcleo de um átomo. Agentes federais investigaram a DC Comics à época, desconfiados de que houvesse ocorrido vazamento de informação.

5219 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço