WhatsApp
Moebius

Moebius

Nascido na cidade de Paris, em 8 de maio de 1938, o francês Jean Giraud é considerado um dos mais importantes desenhistas do mercado franco-belga. Seus pais se divorciaram quando ele ainda era criança e foram para longe, deixando o menino aos cuidados dos avós. Interessado por desenho, estudou na Escola Duperre de Artes Aplicadas, na França, onde produziu seus primeiros trabalhos por volta de 1956. Após uma visita à mãe no México, Giraud resolveu abandonar a escola e dedicar-se à carreira de desenhista. Fã de histórias sobre o oeste americano, criou a série Frank e Jeremie para a revista Far West.

A maior influência soobre a arte de Giraud era o desenhista Joseph Gillain, apelidado de Jijé. Em 1961, Jean Giraud se tornou assistente e aprendiz de Jijé, trabalhando com ele em um álbum da famosa série Jerry Spring. No ano seguinte, Giraud criou a série Fort Navajo, publicada na revista Pilote, que contava as aventuras de vários personagens, entre eles o Tenente Blueberry, da cavalaria americana. Não demorou para que o personagem ganhasse proeminência e se tornasse o principal herói da série. Em 1963, Giraud se uniu ao roteirista Charlier para lançarem a série Blueberry, também na revista Pilote, que se tornou um enorme sucesso devido a seus roteiros adultos e violentos. Giraud trabalhou em Blueberry até 1973, mas a série continuou mesmo após sua saída.

No ano de 1975, a França foi apresentada a Moebius, pseudônimo que Giraud resolveu adotar para seus trabalhos no gênero da ficção científica. Ele já usara o apelido durante um curto período em 1963, quando trabalhara em uma Hara-Kiri, uma série de curta duração, e o reviveu quando se juntou a outros artistas para criar a editora Les Humanoids Associes, que lançaria a revista Métal Hurlant, especializada em ficção científica. Nela, Moebius lançou as séries Arzach, A Garagem Hermética e The Long Tomorrow. A revista se tornou um grande sucesso, influenciou diversos autores europeus e ganhou uma versão americana em 1977 com o título de Heavy Metal.

Giraud não parava. Em 1979, ele e Charlier criaram outra série de Western, Jim Cutlass, cuja maior parte seria roteirizada pelo próprio Giraud enquanto Charlie se dedicava a Blueberry. Porém, com a morte de Charlie em 1989, Giraud também assumiu os roteiros de Blueberry, enquanto outros artistas a desenhavam. Como Moebius, o autor lançou em 1980 um de seus maiores sucessos, roteirizado por Alejandro Jodorowsky: a série O Incal, sobre as aventuras futuristas do detetive particular John DiFool, às voltas com poderosos cristais que são desejados por diversas facções. Em 1985, veio outro sucesso com O Mundo de Edena, série que ele produziria até 2001 e traria questionamentos sobre biologia, saúde, nutrição, sonhos e sexualidade. Um dos trabalhos mais famosos do autor surgiu em 1988, no álbum Surfista Prateado: Parábola, escrito por Stan Lee, no qual o Surfista se vê às voltas com o retorno de Galactus, o Devorador de Mundos, à Terra.

Entre 2000 e 2010, Giraud escreveu e desenhou Inside Moebius, uma autobiografia ilustrada de mais de 700 páginas, lançada em capítulos, onde recontava sua vida e carreira. Foi o último grande trabalho do autor, que faleceu em 10 de março de 2012, aos 73 anos. (Maurício Muniz)

90 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço