WhatsApp
 John Buscema

John Buscema

Nascido Giovane Natale Buscema no Brooklyn, em Nova Iorque (11 de dezembro de 1927), John Buscema (nome artístico) demonstrou interesse em desenhos desde criança, copiando as tiras de Popeye. Quando adolescente, tomou gosto pelas revistas de super-heróis e tiras clássicas como as do Tarzan e Príncipe Valente de Hal Foster, Flash Gordon de Alex Raymond e Terry e os Piratas de Milton Caniff. Ele também se interessou pelos desenhos de propaganda do período, como os produzidos por N.C. Wyeth, Norman Rockwell, Dean Cornwell, Coby Whitmore, Albert Dorne e Robert Fawcett. Outras influências foram as pinturas dos artistas italianos da Renascença.

Buscema se formou na Escola Secundária de Música e Arte de Manhattan. Ele recebeu aulas noturnas no Instituto Pratt e frequentou classes de modelos vivos no Museu do Brooklyn. Enquanto treinava boxe, fez pinturas de lutadores e vendeu alguns desenhos para o jornal The Hobo News. Procurando trabalho como desenhista de propaganda, Buscema acabou indo até a Timely Comics em 1948 e conheceu o editor-chefe e diretor de arte Stan Lee. Pertenciam à equipe criativa da Timely artistas veteranos como Syd Shores, Carl Burgos, Mike Sekowsky, George Klein e Marty Nodell e o profissional temporário Gene Colan.

Seus primeiros créditos foram numa história de sete páginas chamada "Crime: Kidnapping! - Victim: Abraham Lincoln!" na revista da Timely “Crime Fighters” #4 (novembro de 1948). Contribuiu também para as séries dramáticas da "vida real" das revistas “True Adventures” e “Man Comics”, além de “Cowboy Romances”, “Two-Gun Western” (desenhou uma história de Apache Kid), “Lorna the Jungle Queen” e “Strange Tales”. A equipe foi dissolvida um ano e meio depois com o declínio dos quadrinhos em geral e particularmente o gênero super-heróis. Buscema continuaria nos gêneros policiais e romances.

Ele serviu o exército em 1951 até receber baixa honrosa devido a uma úlcera, mas continuou trabalhando como temporário na Timely que agora era chamada de Atlas Comics e também em outras editoras: Ace Comics, Hillman Periodicals, Our Publications/Orbit, Quality Comics, St. John Publications e Ziff-Davis.

Em meados dos anos de 1950, Buscema trabalhou também para a Dell Comics, desenhando a revista “Roy Rogers Comics” #74-91 (fevereiro de 1954 - julho de 1955) e a subsequente “Roy Rogers and Trigger” #92-97 & #104-108 (agosto de 1955 - janeiro de 1956 & agosto-dezembro de 1956); e as séries da Charlton Comics “Ramar of the Jungle” e “Nature Boy” — este último, o primeiro trabalho com super-heróis de Buscema, que criou o personagem junto com Jerry Siegel, co-criador do Superman.

Buscema desenhou séries de faroeste, guerra e adaptações de filmes de aventura para a revista “Four Color” da Dell, incluindo “The Sharkfighters” (#762, janeiro de 1957), “The Vikings” (#910, junho de 1958), “The 7th Voyage of Sinbad” (#944, setembro de 1958, considerado por Buscema como seu melhor trabalho) e “Spartacus” (#1139, novembro de 1960).

Outros desenhos foram o personagem Cisco Kid para a Dell em 1957. Produziu também oito páginas de biografia do presidente americano Dwight Eisenhower na revista Life “Stories of American Presidents”.

No final dos anos de 1950, desenharia ocasionalmente histórias de mistério, fantasia e ficção científica das revistas “Tales to Astonish”, “Tales of Suspense” e “Strange Worlds” (pela Atlas) e da American Comics Group as revistas “Adventures into the Unknown” e “Forbidden Worlds” antes de deixar os quadrinhos e se tornar um artista de propaganda freelance.

John Buscema passou oito anos se dedicando ao ramo publicitário, ligado a Agência Chaite e ao estúdio Triad, produzindo uma variedade de tarefas: leiautes, storyboards, ilustrações, capas de livros, etc. para diversas mídias.

Ele voltaria aos quadrinhos em 1966 como um artista freelance regular da Marvel Comics, assumindo os leiautes de Jack Kirby para a revista "Nick Fury, Agent of S.H.I.E.L.D.", na história publicada em “Strange Tales” #150 (novembro de 1966), seguida de três aventuras do Hulk para a revista “Tales to Astonish” #85-87 (novembro de 1966 - janeiro de 1967). Tornou-se o desenhista regular em “The Avengers” começando no número 41 (junho de 1967). Roy Thomas citou “The Avengers” # 49 - 51 como as "revistas melhor desenhadas do período".

Nessa época ele cuidava em média de duas revistas por mês, recebendo a colaboração dos arte-finalistas George Klein, Frank Giacoia, Dan Adkins, Joe Sinnott, o irmão Sal Buscema, Tom Palmer e ocasionalmente o gerente de produção John Verpoorten.

Em “The Avengers” (revistas de junho de 1967 - março de 1969), Buscema introduziu o Visão (revista #57 de outubro de 1968 e “The Avengers Annual” #2, setembro de 1968); as primeiras oito edições de “Namor, The Sub-Mariner” (maio-dezembro de 1968); “The Amazing Spider-Man” #72-73, 76-81, 84-85 (junho de 1969 - junho de 1970), arte-finalizado por John Romita ou Jim Mooney (ele arte-finalizou duas revistas desenhadas por Romita) e o novo título “The Silver Surfer”. Os roteiros filosóficos do super-herói cósmico que tentava entender o mundo tornou-se a série favorita do editor-chefe Stan Lee, que a escreveu. Buscema desenhou 17 das 18 revistas da série — as primeiras sete edições tinham um tamanho maior. Roy Thomas afirmou que Buscema considerava a aventura em “Silver Surfer” #4 (julho de 1969), que trazia uma batalha entre o Surfista Prateado e Thor, como o seu "ponto alto para a Marvel".

No final da década, Buscema voltaria para outros gêneros, desenhando esporadicamente para as revistas de terror “Chamber of Darkness” e “Tower of Shadows” e de romance (“My Love” e “Our Love”). Voltaria ainda para”The Avengers” em mais 11 edições, arte-finalizado por Tom Palmer.

Com a saída de Jack Kirby da Marvel em 1970, Buscema o substituiu em “Fantastic Four” (#107-141) e “The Mighty Thor” (#182-259). Foi regularmente arte-finalizado por Joe Sinnott e ocasionalmente por vários artistas: Verpoorten, Vince Colletta, Tony DeZuniga e outros.

Buscema começou na revista “Conan the Barbarian” no número 25 (abril de 1973) substituindo o festejado Barry Smith. Na revista “Savage Sword of Conan”, ele foi o artista já a partir do #1 (agosto de 1974). Com o seu trabalho nessas duas revistas que alcançariam quase 200 aventuras, Buscema se tornaria um dos mais produtivos artistas a trabalhar com um único personagem. Ele foi um dos principais ilustradores do cimério.

Além de Conan, ele desenharia o relançamento da Viúva Negra em “Amazing Adventures” (1970), os quadrinhos de Nova (1976) e Miss Marvel (1977). Desenharia capas de “Captain America”, “Captain Britain” (Marvel do Reino Unido), “Daredevil”, “The Frankenstein Monster”, “Howard the Duck”, “Master of Kung Fu”, “Red Sonja” e “Warlock”. Desenhou uma história de ficção científica da revista “Worlds Unknown”.

Contribuiu ainda com as revistas em preto e branco da Marvel: Ka-Zar em “Savage Tales” #1 (maio de 1971), Bloodstone em “Rampaging Hulk” #1 (janeiro de 1977) e “Doc Savage” #1 & 3 (agosto de 1975, janeiro de 1976). Apareceu em revistas de horror (“Dracula Lives!”, “Monsters Unleashed”, “Tales of the Zombie”) e humor (“Crazy”, “Pizzaz”).

Buscema deixou Thor para lançar a versão da Marvel para Tarzan em 1977. Outros trabalhos com personagens licenciados foram a adaptação do filme “O Maravilhoso Mágico de Oz” com a arte-finalização de DeZuniga. Para a Power Records, que produzia livros infantis, desenhou “Star Trek” e “Conan the Barbarian”. Desenhou alguns capítulos das primeiras revistas da “Marvel Comics Super Special Magazine” com o grupo de rock Kiss (1977).

Em meados da década de 1970, Buscema organizou a John Buscema Art School. Stan Lee fez palestras na escola e futuros artistas como Bob Hall e Bruce Patterson estudaram ali. Também colaborou com Lee no livro “How to Draw Comics the Marvel Way” (Simon & Schuster, 1978). No mesmo ano foi publicado “The Art of John Buscema” (S. Quartuccio, 1978), uma retrospectiva que inclui entrevistas, esboços e desenhos não publicados e capas que também foram vendidas como pôsteres. Ele terminou a década desenhando uma história de Doug Moench em “Marvel Super Special” #11-13 (junho-outubro de 1979).

Buscema abandonou o trabalho regular com os super-heróis e se concentrou nos títulos do Conan. A popularidade do personagem levou a realização do filme “Conan the Barbarian” (1982) e o artista fez desenhos e pinturas para o filme.

Desenhou o segundo encontro entre Superman e Homem-Aranha (1981), uma história do Surfista Prateado para a “Epic Illustrated” #1 (1980), uma história do Rei Artur em (“Marvel Preview” #22, 1980) e a adaptação do filme “Indiana Jones e os caçadores da Arca perdida” (1981), além da biografia de São Francisco de Assis (1980).

Ele deixou a revista “King Conan” em 1982 após nove edições e trabalhou no relançamento de Kull, numa série de dez edições. Deixou “The Savage Sword of Conan” em 1984 no número 101. Após realizar a adaptação do filme “Conan the Destroyer” (1984) e a graphic novel “Conan of the Isles” de 1987, deixou “Conan the Barbarian” na edição 190 em 1987, terminando sua associação de quatorze anos com o personagem.

Após cinco anos sem contato com os super-heróis [exceto duas revistas do X-Men e uma minissérie de quatro edições chamada Magik (dezembro de 1983 - março de 1984)], Buscema voltaria para “The Avengers” (#255-300, maio de 1985 - fevereiro de 1989). Ele também voltaria para “Fantastic Four” em quinze edições (#296-309) (novembro de 1986 - dezembro de 1987). Fez a adaptação do filme “Labyrinth” (três partes, novembro de 1986 - janeiro de 1987) e a minissérie em quatro edições de Mefisto (abril-julho de 1987), vilão criado por ele e Stan Lee na revista “The Silver Surfer”.

Buscema e Lee fariam um novo trabalho do Surfista Prateado em 1988, a graphic novel “Silver Surfer: Judgment Day”. Ele e o arte-finalista Klaus Janson desenharam as primeiras aventuras solo de Wolverine na revista “Marvel Comics Presents #1-10” (setembro de 1988 - janeiro de 1989) e arte-finalizou ele mesmo os números 38-47 (dezembro de 1989 - abril de 1990). Ele desenhou as primeiras aventuras da revista do Wolverine, arte-finalizadas por Al Williamson (números 1-6, novembro de 1988 - abril de 1989), por ele mesmo nos números 7-8 (maio-junho de 1989) e por Bill Sienkiewicz nos números #10-14 (agosto-novembro de 1989).

Em novembro de 1991, Buscema se juntou a Roy Thomas uma vez mais na revista “The Savage Sword of Conan # 191” e continuou por mais de 20 números. “Conan the Rogue” foi uma graphic novel planejada, desenhada, pintada e colorida por Buscema. Desenhou e arte-finalizou também a graphic novel “Wolverine: Bloody Choices” (novembro de 1993).

Buscema retornou às histórias policiais na revista “The Punisher: War Zone” #23-30 (janeiro-agosto de 1994, finalizando ele mesmo os números 26-29). Também desenhou e arte-finalizou o anual de 1993 e a graphic novel de 1994 “A Man Named Frank”, um conto de faroeste do Justiceiro em um universo Marvel alternativo. Ele desenhou a parte do Justiceiro no encontro com o Archie em 1994 “The Punisher Meets Archie”. Desenhou e arte-finalizou “The Avengers Annual” #23 (1994) e cinco aventuras em preto e branco em “The Savage Sword of Conan #235” (julho de 1995) e ”Conan the Savage #10” (maio de 1996). Trabalhou nas minisséries “Cosmic Powers Unlimited” e nas revistas “Doom 2099”, “Fantastic Four 2099”, “Thor”, “Fantastic Four”, “Silver Surfer” e o especial “Silver Surfer/Rune”.

Buscema entrou em semi-aposentadoria em 1996, aos 68 anos de idade. Ele desenhou e arte-finalizou uma curta história em preto e branco chamada “Shadows and Light” (1998) e fez um último retorno à Conan em “Death Covered in Gold”, minissérie em três partes (1999). Ele desenhou e arte-finalizou “The Amazing Spider-Man Annual” 1999 (junho de 1999), desenhou cinco das seis revistas da minissérie “Galactus the Devourer” e uma aventura do Thor.

Trabalhou na DC Comics pela primeira vez em 2000, desenhando e arte-finalizando uma curta história em preto e branco do Batman na revista “Batman: Gotham Knights #7” (2000). Ele se reuniu com Stan Lee em 2001 na história curta “Just Imagine Stan Lee and John Buscema Creating Superman”. E ajudou a produzir “The John Buscema Sketchbook” (Vanguard Production, 2001).

Finalizou os desenhos em “Superman: Blood of my Ancestors” (2004), começado por Gil Kane e que faleceu antes de terminar e trabalhou com Roy Thomas em “JLA: Barbarians”. Nessa época Buscema foi diagnosticado com câncer no estômago, vindo a falecer poucos meses depois, aos 74 anos (10/01/2002). Ele entrou para o Hall da Fama dos Quadrinhos Will Eisner em 2002.

Buscema morou em Port Jefferson, Nova Iorque e em Long Island e na época de sua morte ele estava casado com Dolores Buscema. Com ela teve dois filhos, John Jr. e a filha Dianne.

Bibiografia selecionada:

DC Comics

  • Batman Gotham Knights #7 (história complementar)
  • Just Imagine Stan Lee and John Buscema creating Superman
  • Superman: Blood of my ancestors (graphic novel) (com Gil Kane)

Marvel Comics

  • Amazing Spider-Man #76-78; com John Romita Sr: #72-73; 80-81, 84-85
  • Astonishing Tales #12-14, 16 (histórias de Ka-Zar)
  • Avengers #41-44, 46-47, 49-62, 74-77, 79-85, 94, 97, 105, 121, 124-125, 152-153, 255-279, 281-300, 385, Anual #23
  • Captain America #115, 217
  • Captain Marvel #18 (com Gil Kane)
  • Conan the Barbarian #25-36, 38-39, 41-56, 58-63, 65-68, 70-78, 84-86, 88-91, 93-126, 136, 140-144, 146-153, 155-159, 161-163, 165-179, 181-185, 187-190; Anual #2, 4, 5, 7;
  • Conan Movie Special #1-2
  • Creatures on the Loose #1-2
  • Demolidor #136-137, 219
  • Dracula Lives #3, 6
  • Fantastic Four #107-130, 132, 134-141, 160, 173-175, 202, 296-309, 416; Anual #11
  • Nova #1-2
  • Punisher War Zone #23-30; Anual #1
  • Red Sonja #12-13, 15
  • Savage She-Hulk #1
  • Savage Sword of Conan #1-5, 7, 10-13, 15-24, 26-28, 30-36, 38-43, 45, 47-58, 60-67, 70-74, 76-81, 87-88, 90-93, 95-96, 98-101, 190-200, 202-210, 222, 225, 234-235
  • Silver Surfer #1-17
  • Silver Surfer (vol. 2) #110, Anual #5; Judgment Day (graphic novel) #1
  • Sub-Mariner #1-8, 20, 24
  • Tales to Astonish (Hulk) #85-87
  • Tarzan #1-18; Anual #1
  • Thor #178, 182-213, 215-226, 231-238, 241-253, 256-259, 272-278, 283-285, 490, Anual #5, 8, 13
  • Wolverine #1-8, 10-16, 25, 27

Personagens criados por John Buscema:

Amra, O Rei dos Leões

Apache Kid (Alan Krandal)

Arkon

Arqueiro Dourado (Wyatt McDonald)

Baderna

Capitão Águia (James Dore Junior)

Ceifador (Eric Williams)

Centurião Nova (Rhomann Dey)

Coisa (Terra-A) (Reed Richards)

Condor

Doutor Espectro (Terra-712) (Joseph Ledger)

Esquadrão Supremo (Poder Supremo)

Falcão Noturno (Terra-712) (Kyle Richmond)

Flagelus

Glorian (Thomas Gideon)

Grande Mestre (En Dwi Gast)

Hipérion II (Terra-712) (Mark Milton)

Homem Gorila (M'baku )

Homem-Múltiplo (James "Jamie" Arthur Madrox)

Jaqueta Amarela (Henry "Hank" Jonathan Pym)

Lobo Vermelho (William Talltrees)

Mata-Hulk (Humanóide)

Mindy McPherson

Miss Marvel (Carol Susan Jane Danvers)

Monstro de Frankenstein (Adam )

Monstro dos Badoons

Mulher-Hulk (Jennifer Susan Walters)

Nova (Richard Rider)

Pequeno Polegar (Thomas Thompson)

Potencius (Rieg Davan)

Quasar (Wendell Elvis Vaughn)

Raio Azul (Don Thomas)

Red Norvell (Roger Norvell)

Rei Blasto

Rouxinol (Linda Lewis)

Sangüinário (Zachariah )

Senhor do Fogo (Pyreus Kril)

Shalla Bal

Soreana

Superagentes da S.H.I.E.L.D.

Supersenhor (Rakkhal )

Ted Relâmpago (David Crandall)

Tifão

Tubarão-Tigre (Todd Arliss)

Tufão (Stanley Stewart)

Tundra (Thundra )

Ultron

Vamp (Denise Baranger)

Visão II

Walter Collins

66 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço