WhatsApp
A TRILOGIA DE GALACTUS

A Trilogia de Galactus

Escrita por Stan Lee e desenhada por Jack Kirby, o arco de histórias do Quarteto Fantástico conhecido como “A trilogia de Galactus” foi publicada nos Estados Unidos entre março e maio de 1966, nas edições “Fantastic Four # 48 a # 50”. Nesta sequência de histórias, tivemos a primeira aparição de Galactus, o Devorador de mundos e do Surfista Prateado, a quem Stan Lee considera seu personagem favorito. A criação do Surfista veio de forma curiosa, ele não estava previsto no roteiro inicial, então Kirby achou melhor colocar o personagem, como alguém que anunciava a chegada do Devorador de Mundos e como o desenhista estava cansado de desenhar naves, a solução foi criar este personagem, para surpresa de Stan.

No Brasil, as histórias foram publicadas em “Homem Aranha # 64 e # 65” (Ebal, julho e agosto/1974), “Coleção histórica Marvel: Quarteto Fantástico # 2” (Panini, outubro/2015), “Coleção oficial de Graphic Novels Marvel Clássicos # 4” (Salvat, fevereiro/2016), “Heróis da TV # 58 e # 59” (editora Abril, abril e maio de 1984), “Origens dos super-herois Marvel # 4” (editora Abril, novembro 1995 – as histórias de “Fantastic Four # 49 e # 50”), “Marvel 40 anos no Brasil” (Panini, setembro/2007 – a história de “Fantastic Four # 50”).

A história começa com Maximus disparado sua arma, que embora se revele ineficaz contra os Inumanos, tem potencial para causar grandes estragos contra seres humanos normais. O Grande Refúgio treme ante o poder da arma. Maximus demonstra muita alegria enquanto prevê a morte de milhões de humanos indefesos.

Apesar de sua genialidade o plano falha. Além de alguns grandes tremores, a humanidade está perfeitamente segura. Gorgon e Karnak tentam capturar Maximus, mas ele escapa e se dirige para a arma, invertendo sua polaridade e criando um campo nulo de energia negativa para encapsular lentamente o Grande Refúgio. Reed sabe que não há nada que possam fazer para anular os efeitos de uma zona negativa completa. Reed, Sue e Ben correm para fugir da cidade, mas Johnny quer ficar para trás, para não deixar Cristalys. Cristalys quer ficar com Johnny também, mas o resto de sua família não concorda. Ben pega Johnny e consegue sair da barreira do campo nulo, mas o Grande Refúgio fica dentro da barreira. Todo mundo sente a tristeza de Johnny e ele está convencido de que nunca mais verá Cristalys novamente. A equipe embarca de volta para os Estados Unidos.

Enquanto isso, nas profundezas do espaço exterior, um ser lustroso e brilhante, conhecido como o Surfista Prateado, atravessa o cosmos em cima de uma prancha metálica. Ao passar pela Galáxia Andrômeda, ele chama a atenção dos skrulls. Os skrulls sabem que onde quer que o Surfista Prateado apareça, seu mestre, Galactus, não pode estar muito longe. Aterrorizados, os skrulls fazem tudo o que podem para esconder seu mundo das percepções do Surfista.

Em Nova York, o Quarteto Fantástico chega em casa para testemunhar um espetáculo mais surpreendente. O horizonte inteiro aparece como se estivesse incendiado. O Tocha Humana voa pela cidade para obter uma visão melhor, mas entra em pânico e os nova-iorquinos começam a suspeitar que ele possa realmente ser o responsável pelos estranhos fenômenos. O Quarteto volta ao Edifício Baxter e Reed tranca-se em seu laboratório para analisar a situação. As chamas no céu se dissipam dando lugar a um campo interminável de restos espaciais.

O poderoso ser conhecido como Vigia aparece dentro do laboratório de Reed. Ele explica que é o responsável pelos distúrbios atmosféricos, porque tentou esconder a existência da Terra da atenção do Surfista Prateado. Ele explica ainda que o Surfista é o arauto de Galactus, um poderoso ser cósmico que consome as energias elementares de mundos inteiros, deixando-os como pouco mais do que cascas secas e sem vida.

Enquanto isso o Surfista investiga o campo de detritos e encontra a Terra escondida debaixo dele. Ele voa até o topo do Edifício Baxter e envia um sinal cósmico para Galactus. O Quarteto Fantástico corre até o topo do prédio e o Coisa derruba o Surfista para fora do prédio. O Surfista na verdade não é mais a grande preocupação. No céu acima aparece a nave de Galactus, Taa II. O gigante sai da nave e declara sua intenção de consumir o planeta.

Com Galactus na Terra, o Vigia tenta atrair o devorador de mundos para deixar a Terra sozinha e quando a diplomacia não funciona, o Tocha Humana e o Coisa atacam Galactus sem nenhum efeito. O Vigia fala para que retornem à sua base e que ele entrará em contato em breve.

Enquanto isso, o Surfista Prateado ainda inconsciente é levado e atendido por Alicia Masters. Galactus continua a montar seu dispositivo para absorver as energias do planeta e o Vigia explica ao Quarteto Fantástico o que acontecerá com a Terra se o Devorador de mundos tiver sucesso. Uatu explica que existe um dispositivo a bordo da nave de Galactus que ele precisa que o Tocha Humana o pegue. De volta ao apartamento de Alicia, ela aprende sobre a missão do Surfista na Terra e pede-lhe que se fale para o seu mestre poupar a Terra.

Quando o Quarteto Fantástico começa a atacar o dispositivo quase concluído de Galactus, o devorador envia um robô para mantê-los fora de seu caminho enquanto ele repara o dispositivo. Com essa distração, Uatu usa um dispositivo para aumentar os poderes de Johnny em um grau que lhe permitirá viajar para a nave de Galactus e recuperar a arma que eles precisam para derrotá-lo. Em seu apartamento, Alicia finalmente convence o Surfista a ajudar a salvar a Terra.

O Surfista Prateado chega para atacar seu antigo mestre, dando a Johnny o tempo que ele precisa para retornar da nave de Galactus com a única arma que pode detê-lo: o Nulificador Total. Quando Reed ameaça usá-lo contra o Devorador de Mundos, este concorda em poupar o planeta e ir embora se Reed lhe devolver a arma. Fiel à sua palavra, Galactus vai embora, mas não sem antes usar seu grande poder para aprisionar o Surfista na Terra. Após a batalha, Alicia agradece ao Surfista Prateado por sua ajuda, fazendo com que o Coisa sinta ciúme e pense que ela está escolhendo o Surfista ao invés dele e assim, silenciosamente, Ben Grimm se afasta, sentindo nada além de rejeição.

À medida que a vida volta ao normal, a imprensa vai esquecendo o ocorrido, enquanto um homem passeando pela cidade, se interessa pelas notícias sobre o Coisa. No Edifício Baxter, Sue reclama quando Reed mais uma vez a ignora em favor de suas experiências. Johnny chega ao seu primeiro dia de faculdade na Universidade Metro e conhece Wyatt Wingfoot. Logo os dois se tornam amigos, mas Johnny não deixa de pensar em Cristalys, que ainda está presa em Attilan por trás da barreira criada por Maximus.

Notas

As partes desta história que pertencem a Galactus são recontadas de uma perspectiva diferente em “Marvels # 3”.

O nome apropriado do Grande Refúgio é Attilan, como revelado em “The mighty Thor # 146”.

Os Inumanos criam uma nova arma e ameaçam usá-la na humanidade anos depois em “Fantastic Four: Atlantis Rising # 1”.

O motivo da incapacidade do Raio Negro em falar é revelado em “Fantastic Four # 59”. Sua voz é altamente destrutiva e pode nivelar uma montanha com um sussurro. Esses poderes foram explicados em maior detalhe em “The mighty Thor # 148”.

A barreira da zona negativa que Maximus ergue em torno de Attilan não deve ser confundida com a realidade interdimensional também chamada de Zona Negativa, vista pela primeira vez em “Fantastic Four # 51”.

Em “Inhumans Special # 1” foram explicados os eventos que ocorreram depois que o Quarteto Fantástico foi expulso de Attilan pela barreira da Zona Negativa. Maximus é conduzido ainda mais insano quando a arma do Seeker é usada e o atinge. O Seeker também é morto por Gorgon para vingar a morte de seu pai.

A origem do Surfista Prateado é revelada em “Silver Surfer # 1, que explica que ele é Norrin Radd do planeta Zenn-La. Para salvar seu próprio planeta da fome de Galactus, ele concordou em se tornar seu arauto.

O equipamento usado aqui pelos skrulls para proteger seu mundo da fome de Galactus falha muitos anos depois em “Fantastic Four # 257”.

Esta é a primeira vez que o Vigia viola abertamente seu juramento de não interferência. Os Vigias não costumam interferir desde que causaram acidentalmente a extinção em massa de uma raça quando forneceram tecnologia nuclear, como visto em “Tales of Suspense # 53” e em “Original Sin # 0”.

A origem de Galactus foi revelada pela primeira vez em “The mighty Thor # 169”. Ele era originalmente um homem chamado Galan, o último sobrevivente do universo anterior. Após o Big Bang, as energias criadas o transformaram em Galactus. Em “Fantastic Four # 262” foi revelado que Galactus consome mundos por necessidade de equilíbrio universal. O raciocínio é ambíguo, pelo menos no universo da Terra-616.

Esta não é a primeira vez que Galactus tentou consumir a Terra. Tempos depois foi revelado que ele visitou a Terra já na Renascença e foi expulso por Leonardo da Vinci e sua Irmandade do Escudo.

A falta de humanidade do Surfista Prateado nesta história é revelada devido às manipulações de Galactus que suprimiram as memórias de seu passado, bem como sua capacidade de sentir emoções. Isso foi explicado em “Silver Surfer # 1”. Explica-se que isso era necessário por parte de Galactus quando o mundo natal do Surfista foi destruído como descrito em “Silver Surfer Vol 3 # 130”. Galactus apagou essas memórias e inventou um engodo para fazer parecer que Zenn-La ainda existia.

Até agora não existe uma origem conhecida por trás do Nulificador Total. Embora referenciado e visto em muitos flashbacks e contos de realidade alternativos, o Nulificador da Terra-616 não foi visto até “Fantastic Four # 341”.

O Surfista Prateado é exilado na Terra no final desta história graças a uma barreira colocada por Galactus. O Surfista Prateado basicamente permanece preso na Terra por muitos anos, finalmente libertando-se em “Silver Surfer Vol 3 # 1”.

Derrotado aqui, Galactus é visto depois em “The mighty Thor # 134”, onde um grupo de rigelianos e Thor evitam um encontro com o devorador de mundos.

8 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço