WhatsApp
Demônio na Garrafa

O Demônio Na Garrafa

"O demônio na garrafa" (Demon in a bottle, no original) é um arco de histórias do Homem de Ferro publicado por nove edições ("Iron man # 120 a # 128" - março a novembro de 1979) com roteiros de David Michelinie e Bob Layton e desenhado por John Romita Jr, Bob Layton e Carmine Infantino. O problema central do arco é o alcoolismo de Tony Stark.

A história começa com um tanque militar atingindo a asa de um avião de passageiros. Tony Stark era um desses passageiros e secretamente vestiu sua armadura, ajudando a pousar o avião de forma segura. Soldados ajudam os passageiros e conversam com o Vingador Dourado, explicando que Namor está defendendo um morador da ilha próxima, utilizada como local de eliminação de resíduos tóxicos.

O Homem de Ferro enfrenta Namor e este explica que os soldados na verdade são da Roxxon, que querem explorar o vibranium que lá existe. Os heróis se unem e derrotam os soldados inimigos, que ao escapar acionam gatilhos que explodem a ilha, destruindo qualquer evidência da presença da Roxxon.

Ao retornar para casa, a armadura do Homem de Ferro apresenta um mal-funcionamento, fazendo-o voar descontroladamente e forçando seu pouso. Recuperando o controle da armadura, Stark realiza testes em seu laboratório, mas nada de errado é encontrado. Mais tarde, acompanhado de Bethany Cabe em um cassino ele vê Nevasca (Blizzard) e Chicote Negro (Whiplash) que tentam roubar o cofre do local. Tony veste sua armadura e derrota os vilões. Durante a luta Stark ouve um comentário do Nevasca sobre um tal "Hammer", que quer o Homem de Ferro vivo.

Depois o Homem de Ferro atende a um pedido para representar as Indústrias Stark em uma cerimônia pública, recebendo um embaixador estrangeiro. Durante a cerimônia a armadura apresenta um novo problema e o senador é atingido pelas costas por um raio repulsor, morrendo na hora. O herói avisa a polícia que aquilo foi um problema na armadura, alegando não ter intenção de fazer mal ao embaixador. Os policiais sabem que não tem como detê-lo e o deixam ir, mas pedem para que Stark entregue a armadura para inspeção, o que ele faz prontamente. Durante este episódio o consumo de bebidas alcoólicas por Tony Stark aumenta consideravelmente.

Em uma reunião com os Vingadores, Stark concorda em pedir licença temporariamente da liderança do grupo e pede para ser treinado em combate corpo-a-corpo pelo Capitão América. Depois ele se encontra com Scott Lang (Homem-Formiga) e pede para que ele vá até a prisão onde Chicote Negro é mantido prisioneiro para obter informações sobre Hammer. Voando para Mônaco com seu amigo James Rhodes, ambos são capturados, mas Rhodes foi deixado para a polícia local. Quando acorda, Stark é confrontado por Justin Hammer, que revela ser o responsável pelo mau funcionamento da armadura. Nervoso ele conta como perdeu um contrato muito vantajoso para a Stark Internacional e que com a ajuda de alguns cientistas, assumiu o controle da armadura do Homem de Ferro, matando assim o embaixador estrangeiro na tentativa de arruinar a reputação da empresa. Ao tentar escapar Stark se vê preso em uma ilha flutuante.

Tony escapa e quando Hammer descobre, manda os vilões sob seu serviço para capturá-lo. Stark encontra sua pasta e veste a armadura do Homem de Ferro. O Homem de Ferro derrota seus adversários e parte em busca de Hammer. Enquanto isso a polícia ataca a ilha (convencidos por James Rhodes) com helicópteros. Hammer escapa e o Homem de Ferro provoca o afundamento da ilha. Ao retornar para casa, Stark bêbado grita e humilha Jarvis, que pede demissão no dia seguinte.

Beth confronta Tony, que continua bebendo. Ela conta sobre o ex-marido, viciado em drogas e que terminou o relacionamento, se matando pouco tempo depois. Tony admite seu problema com a bebida e aceita a ajuda de Bettany. Em seguida ele pede desculpas e recontrata Jarvis. Ao descobrir que a mãe do mordomo está doente, se oferece para pagar o tratamento, mas Jarvs conta que vendeu suas participações acionárias da Stark Internacional que impediam a SHIELD de assumir o controle da empresa para pagar o tratamento. A história termina com Stark otimista quanto ao futuro, certo de sua recuperação e também da manutenção do controle da empresa.

Este arco causou muitas repercussões desde sua publicação, sendo reconhecida como uma das melhores do personagem em todos os tempos (entre os elogios “roteiro inteligente” e “arte altamente distinguível”). Este trabalho virou referência, sendo utilizado até nos recentes filmes de sucesso da Marvel.

"Demon in a Bottle" originalmente era o título apenas da edição final (# 128). Quando encadernaram o arco em 1984 e 1989, ele foi publicado como “O Poder do Homem de Ferro”. Mais tarde tornou-se o nome popular para o enredo e os encadernados posteriores já foram lançados sob esse título.

No Brasil as histórias foram publicadas em “Heróis da TV # 68, # 70 e # 72 a # 76” (a edição original # 122 não foi publicada e as duas últimas partes foram publicadas em “Heróis da TV # 76”), sendo os meses de publicação fevereiro de 1985, abril de 1985 e junho a outubro de 1985, pela editora Abril. Em junho de 2008 a Panini lançou o encadernado “Os maiores clássicos do Homem de Ferro # 1” e a Salvat publicou em sua linha de Graphic Novels na edição # 1, em setembro de 2014.

9 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço