WhatsApp
John Romita

John Romita

Um dos artistas mais importantes e marcantes do Homem-Aranha, John V. Romita nasceu em 24 de janeiro de 1930 em Nova York, no bairro do Brooklyn. Descendente de italianos e filho de um padeiro, Romita estudou na Escola de Arte Industrial de Manhattan, onde se formou em 1947. Seu primeiro trabalho para os quadrinhos foi realizado em 1949: uma história romântica para a conhecida revista Famous Funnies. Apesar de Romita ter recebido pelo trabalho, a história nunca foi publicada. No mesmo ano, realizou seu primeiro trabalho para a Timely Comics (que anos mais tarde mudaria seu nome para Marvel): uma história de 10 páginas pela qual recebeu cerca de 200 dólares – mais do que recebia em seu emprego regular numa agência de publicidade. Romita trabalhou regularmente para a editora por anos sem receber créditos, já que atuava como artista-fantasma para um antigo amigo do colégio, o hoje desconhecido Lester Zakarin.

Em 1951, Romita foi convocado para o exército e, enquanto servia ao país em um escritório governamental, foi visitar os escritórios da Atlas (nome da Timely à época), se apresentou ao editor Stan Lee e se ofereceu como desenhista. Romita realizou diversos trabalhos pra editora em quadrinhos de terror, faroeste, guerra e romance. Neste período, chegou até a desenhar algumas histórias do Capitão América. Em 1958, Romita passou a trabalhar exclusivamente para a DC Comics, desenhando para diversas revistas românticas, como Secret Hearts, Heart Throbs, Falling in Love e Young Love, para as quais o seu estilo era perfeito. Porém, em 1965, quando os quadrinhos românticos perderam a popularidade, Romita voltou a procurar sua antiga empregadora, agora chamada de Marvel Comics, para a qual realizou alguns trabalhos como arte-finalista. Cansado de desenhar, Romita queria apenas colocar nanquim sobre a arte alheia, mas aceitou a proposta de Stan Lee para desenhar duas edições da revista do Demolidor. Embora Romita não soubesse, as edições – que tinham a participação especial do Homem-Aranha – eram um teste para ver como o desenhista trabalharia com o aracnídeo, já que a revista do personagem precisava de um novo desenhista.

Romita assumiu a revista do Aranha com a edição 39, de agosto de 1966. Apesar de tentar emular durante algumas edições o estilo de Steve Ditko, o desenhista anterior do personagem, Romita logo passou a usar seu estilo próprio na revista. Seu desenho ajudou a aumentar a popularidade do título, que logo passou o Quarteto Fantástico como o maior sucesso de vendas da Marvel. Entre os personagens icônicos que ajudou a criar estão Mary Jane Watson, Rino e Wilson Fisk, o Rei do Crime. Ele foi o desenhista regular da revista até a edição 95, quando foi substituído por Gil Kane, mas ainda voltou para desenhar as edições 105 a 115 e a 119, em 1972. Romita foi também promovido a diretor de arte da Marvel em 1973, o que permitiu que continuasse como artista regular das capas do Homem-Aranha até a edição 168, de 1977. Romita ajudou a criar o visual de personagens famosos como Wolverine, Justiceiro, Luke Cage e Mercenário. Em 1977, ele passou a desenhar a tira de jornal do Aranha, tarefa que realizou até 1980.

Embora esteja oficialmente aposentado desde o final da década de 1980, John Romita ainda faz ilustrações ocasionais, capas e histórias curtas. Seu filho é o famoso John Romita Jr., que também desenhou por muitos anos as aventuras do Homem-Aranha. (Maurício Muniz)

339 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço