WhatsApp
 10 curiosidades sobre a Tina, personagem de Mauricio de Sousa

10 curiosidades sobre a Tina, personagem de Mauricio de Sousa

Tina é uma das personagens mais queridas criadas por Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica. Ela surgiu em 1964 e evoluiu com o passar do tempo, estando sempre antenada com as novidades, costumes e modas das décadas de sua existência.

A Rika fez uma lista com 10 curiosidades sobre a personagem! Confira abaixo:

1) Nas páginas dos jornais

As primeiras aparições da Tina foram nas tiras diárias publicadas em fevereiro de 1964 no jornal Folha da Manhã, que é atualmente a Folha de S.Paulo. A personagem passou seis anos sendo publicada apenas nos jornais.

2) Coadjuvante do seu irmão

A estreia da Tina nos gibis se deu em Mônica 06, publicada em 1970, numa história intitulada Mauricio Orgulhosamente Apresenta Um Novo Personagem: Toneco. Na história, que tinha como protagonista o irmão da Tina, a personagem apareceu em apenas cinco quadros. Em Mônica 08, Tina já ganha uma história com o seu nome.

3) Visual

Em sua primeiras aparições, Tina possuía um visual hippie, moda da época. Seus melhores amigos, Rolo e Pipa, também vestiam-se de maneira parecida. Até o ano de 1976, a personagem aparecia quase sempre com uma camisa de listras vermelhas, calças boca-de-sino e um medalhão com o símbolo da paz.

O padrão antigo foi deixado para trás a partir de 1977 e Tina passou a usar diversas roupas, sempre seguindo a moda da época. O seu penteado também teve algumas mudanças com o passar do tempo.

4) Tina era da Bahia

As primeiras histórias da Tina se passavam na Bahia, dando a entender que tanto a personagem quanto seus amigos eram baianos. A partir de 1977, além de uma mudanças drástica no seu visual, as histórias da Tina começaram a se passar em São Paulo.

5) Inspiração

Para criar Tina, Mauricio de Sousa se baseou nas suas filhas quando eram pré-adolescentes e adolescentes.

6) Música

Você sabe qual é o gosto musical da Tina? Algumas pistas já foram dadas em histórias da personagem. Em 1971, uma história revelou que a personagem é fã de John Lennon. Já em 1988, na história Show de Rock, descobrimos que ela também adora a banda Rolling Stones. Sem falar que Tina já fez parte da banda do Rolo, exercendo a função de backing vocal.

7) Jornalista

A partir de 1982, descobrimos que Tina é estudante de jornalismo da Faculdade São Paulo. Outra curiosidade é que Mauricio de Sousa, seu criador, também foi jornalista durante um período de sua vida, trabalhando inclusive como repórter policial.

8) Série de TV

Recentemente, Mauricio de Sousa revelou, através de uma postagem em seu Instagram, que a Tina quase ganhou uma série na TV Cultura, em 1979. A personagem seria interpretada por Beth Caruso, enquanto Vick Militello seria a Pipa e Kadu Moliterno seria o Rolo. "Pena que a série não vingou", disse Mauricio em sua publicação na rede social.

9) Tina em estilo mangá

Em 2012, Mauricio de Sousa divulgou um estudo feito pelo artista Zazo Aguiar mostrando a Tina em estilo mangá. O projeto teria sido deixado de lado e o estúdio priorizou a publicação de Chico Bento Moço.

10) Graphic Novel

Em 2019, Tina ganhou uma história no selo Graphic MSP. Tina - Respeito, produzida pela artista Fefê Torquato, apresenta uma trama que discute o assédio sofrido pelas mulheres. A publicação é o vigésimo quarto título da coleção.

120 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço