WhatsApp
Grandes personagens: Coringa

Grandes personagens: Coringa

Coringa é um supervilão e principal inimigo do Batman. Criado por Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson, teve sua primeira aparição em Batman #1 (1940). Curiosamente, o personagem iria morrer logo em sua estreia, mas um editor da DC Comics propôs aos autores que a ideia fosse descartada. Com o passar das publicações, o Coringa ficou cada vez mais popular.

Inicialmente retratado como um psicopata que cometia assassinatos apenas para o seu prazer, o personagem teve sua fase mais leve, como um ladrão trapaceiro e pateta, entre 1950 e 1960. A mudança se deu por conta do Comics Code Authority (Código dos Quadrinhos), espécie de autocensura no conteúdo dos gibis aplicada pela Associação Americana de Revistas em Quadrinhos.

O Coringa é conhecido por não ter uma história definitiva de origem, porém muitos fãs consideram Batman - A Piada Mortal (1988), de Alan Moore (roteiro), Brian Bolland (desenho) e John Higgins (cor), como a principal candidata. A história adapta parte do enredo de O Homem do Capuz Vermelho (1951), publicada originalmente em Detective Comics #168, e acrescenta um passado mais trágico ao personagem.

O vilão assumiu sua personalidade mais conhecida, sendo um psicopata sádico que busca enlouquecer o Batman a qualquer custo, nas mãos de Dennis O’Neil (roteiro) e Neal Adams (desenho), na revista Cavaleiro das Trevas, a partir de 1973.

Seguindo as características estabelecidas pelos autores anteriores, Frank Miller retratou, em Cavaleiro das Trevas (1986), um Coringa dependente da presença do Batman. A partir do momento que o Homem-Morcego retorna da sua aposentadoria, o vilão, que se encontrava solitário, volta a ver motivos para agir.

Um dos seus atos mais cruéis aconteceu em Uma Morte em Família (1988-1989), de Jim Starlin (roteiro) e Jim Aparo (desenho), quando o personagem assassinou o Robin (Jason Todd) a golpes de pé-de-cabra. A morte ou não do Robin foi decidida através de uma votação feita pela DC Comics e os fãs escolheram dar fim ao super-herói.

Outras aparições marcantes se deram em O Homem Que Ri (2005), de Ed Brubaker (roteiro) e Doug Mahnke (desenho), que mostra o primeiro encontro do Batman com o vilão, e também em Coringa (2008), de Brian Azzarello (roteiro) e Lee Bermejo (desenho), uma visão mais realista e menos cartunesca do personagem.

Nas telas, o vilão já foi interpretado por atores como Cesar Romero (Batman, a série - 1966), Jack Nicholson (Batman, de Tim Burton - 1989), Heath Ledger (Batman: O Cavaleiro das Trevas - 2008), Jared Leto (Esquadrão Suicida - 2016) e mais recentemente por Joaquin Phoenix (Coringa -2019).

0 produto encontrado
oops!
Nenhum produto foi encontrado

O que eu faço?

  • Verifique os termos digitados.
  • Tente utilizar uma única palavra.
  • Utilize termos genéricos na busca.
  • Procure utilizar sinônimos ao termo desejado.