WhatsApp
 O fim de The Walking Dead e sua conturbada publicação no Brasil

O fim de The Walking Dead e sua conturbada publicação no Brasil

Depois de 16 anos e 193 edições publicadas, The Walking Dead (Image Comics), série em quadrinhos criada por Robert Kirkman, chegou ao fim em julho de 2019 nos Estados Unidos. A história de Rick Grimes e cia, que ganhou adaptação para uma série de TV de sucesso, além de games e diversos outros produtos, foi responsável por trazer os zumbis de volta ao mainstream.

O final de The Walking pegou os fãs de surpresa, uma vez que não houve aviso algum de que a HQ seria encerrada. Na última página do gibi, o criador Robert Kirkman explicou sua decisão: "The Walking Dead sempre foi construído na base da surpresa...tem sido essencial para o sucesso da série. Apenas senti que era errado e contra a natureza da franquia não tornar o final uma surpresa, assim como foi com todas as mortes."

Segundo autor, sua ideia inicial era finalizar a história de The Walking Dead na edição 300. O final da série surgiu em sua cabeça em 2013, mas o autor ainda não tinha certeza do momento ideal para usá-lo. A partir da edição 142, Kirkman percebeu que não teria história o suficiente para chegar na publicação de número 300.

Ao fim da carta aos fãs, Kirkman conta que colocar um ponto final em The Walking Dead o deixou com medo, mas que acredita ser uma mudança essencial na sua vida. Além disso, o quadrinista comparou finalizar a obra com matar um personagem querido: “É muito mais difícil, mas o sentimento é semelhante”.

TWD no Brasil

No Brasil, The Walking Dead passou por duas editoras até o momento. Em 2006, a HQM começou a publicar encadernados usando o título Os Mortos-Vivos. Foram lançados 18 volumes entre os anos de 2006 e 2015.

Percebendo que o nome da série em inglês estava extremamente conhecida no Brasil e no mundo, a editora passou a lançar, simultaneamente aos seus encadernados, as mensais de The Walking Dead a partir de 2012. Com 48 números lançados, o título precisou ser interrompido pela HQM, em 2017, por dificuldades financeiras da editora.

"Pessoal, por conta da recessão econômica, aliada a outros diversos fatores, a HQM Editora paralisou os trabalhos por tempo indeterminado...Devido à atual situação econômica do país, tivemos que dar um tempo para reestruturar a casa. Com isso, tivemos que abrir mão de muitos contratos que já estavam pagos”, informou a editora em nota publicada em suas redes sociais na época.

A Panini assumiu a publicação de The Walking Dead no Brasil em 2017, lançando o material a partir do encadernado volume 19, continuando a publicação da HQM, mas ao mesmo tempo relançando a série a partir do primeiro encadernado, chamado Dias Passados. A obra de Robert Kirkman permanece sendo lançada no Brasil.

354 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço