WhatsApp
Warren Ellis

Warren Ellis

Criativo, polêmico e considerado por alguns como “o novo Alan Moore”, o roteirista Warren Girard Ellis nasceu em 16 de fevereiro de 1968, no condado de Essex, na Inglaterra. Ellis iniciou sua carreira como jornalista, escrevendo sobre quadrinhos para algumas revistas britânicas. Em 1990, a revista Deadline começou a publicar as primeiras histórias em quadrinhos escritas por ele. Apesar de também escrever algumas histórias curtas para a famosa revista 2000 AD, seu primeiro trabalho de destaque surgiu em outra publicação, a Blast!, na qual, ao lado do desenhista D’israeli, lançou a série Lazarus Churchyard, sobre um sujeito algo amoral que vive em uma decadente e perigosa cidade futurista, na qual entra em contato com os tipos mais estranhos.

Lazarus Churchyard se tornou um sucesso de crítica e atraiu a atenção da Marvel, que contratou Ellis para trabalhar em várias séries a partir de 1994. Ele escreveu histórias pra Hellstorm, que tinha como personagem principal o filho do demônio em luta contra as forças do mal; Destino 2099, em uma trama na qual o vilão domina os Estados Unidos do futuro; uma saga em quatro partes, desenhada por Mike Deodato, para a revista Thor; Ruínas, uma versão sombria da aclamada Marvels, na qual o jornalista Phil Sheldon narra todas as catástrodes acontecidas no Universo Marvel; e diversas edições de Excalibur, sobre um grupo de heróis locados na Inglaterra e ligados aos X-Men.

O sucesso e reconhecimento chegariam de vez a partir de 1996, quando Ellis assumiu o título Stormwatch, da Wildstorm (um selo da Image Comics), sobre um grupo de heróis a serviço das Nações Unidas, e o transformou em uma das séries em quadrinhos mais elogiadas pela crítica e pelo público. No mesmo ano, ele realizou para a editora outros aclamados trabalhos, como a série DV8, sobre um grupo de jovens superpoderosos e violentos; e algumas histórias especiais e de tema mais adulto para a revista Gen 13.

Em 1997, Ellis aceitou um convite da DC Comics e criou um título para o nascente selo Helix, que traria apenas revistas de ficção científica. Era Transmetropolitan, série com influências do movimento Cyberpunk, sobre Spider Jerusalem, um jornalista casca-grossa que volta para sua cidade após anos recluso e luta contra a corrupção. O selo Helix não deu certo e acabou cancelado, mas Transmetropolitan, o único sucesso do selo, foi transferido para a Vertigo e continuou por cinco anos. Em 1999, surgiram dois de seus maiores sucessos: The Authority, uma evolução dos personagens criados em Stormwatch, que mostra um grupo de superseres que luta de maneira violenta para tornar o mundo um lugar realmente melhor; e o aclamado Planetary, sobre um grupo que viaja pelo mundo investigando grandes mistérios, dentro de um cenário que une todas as grandes histórias da cultura pop em um mesmo universo. Em Planetary, o universo dos super-heróis, dos montros gigantes japoneses e dos superespiões convive com os justiceiros dos pulps e criações literárias como Drácula, Frankenstein e Sherlock Holmes. No mesmo ano, ele teve uma passagem curta, de apenas dez edições, pela revista John Constantine: Hellblazer.

Nos anos de 2002 e 2003, o roteirista criou duas obras que seriam adaptadas para as telas. Red, sobre um agente secreto aposentado que é obrigado a voltar à ativa, se tornou um filme estelado por Bruce Willis. Já Frequência Global apresenta uma organização de especialistas em várias áreas que salva o mundo constantemente de ameaças terroristas, vírus apocalípticos e até perigos sobrenaturais usando tecnologia, coragem e inteligência. A série teve seus direitos vendidos para a TV e está em produção no momento - após uma tentativa frustrada em 2005.

Ellis é um dos roteiristas mais ativos dos últimos anos, com trabalhos recentes para as mais importantes editoras. Entre os mais aclamados nos últimos anos estão Oceano e Desolation Jones (para a Wildstorm, que se tornou um selo da DC Comics); Fell: Cidade Brutal, Ministério do Espaço e Trees (para a Image); New Universal, Thunderbolts, Quarteto Fantástico Ultimate, Homem de Ferro: Extremis e Vingadores Secretos (para a Marvel). Ele tem realizado boa parte de seu trabalho para a editora independente Avatar Comics, com títulos como Estranho Beijo, Scars, Black Gas , Black Summer, Ignition City e Freak Angels. Seu trabalho mais recente é a nova série do Cavaleiro da Lua, o herói da Marvel. (Maurício Muniz)

509 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço