WhatsApp
Toshio Maeda: Mestre dos Tentáculos/Tentacle Master

Toshio Maeda: Mestre dos Tentáculos/Tentacle Master

Ela é um artista controverso e bastante conhecido no meio erótico, comumente chamado de “Tentacle Master” ele foi responsável por criar o primeiro mangá erótico que burlou a censura japonesa a partir do uso de tentáculos em cenas sexualizadas. Repleto de violência este foi o fator que, curiosamente, levou a obra a fazer muito sucesso no exterior.

Toshio Maeda é um desenhista de mangá cuja carreira começou cedo. Na infância ele tinha o hábito se ler obras literárias, HQs norte-americanas como Batman e Homem-Aranha, e mangás com temáticas mais sombrias em comparação ao que outras crianças liam. Estimasse que ele chegou a possuir cerca de 10.000 títulos ou mais antes dos 20 anos.

Na adolescência ele não era muito engajado na escola e já se interessava por mangás adultos, então decidiu escrever uma carta com algumas de suas artes anexadas à um cartunista de Tokyo pedindo para ser seu assistente. Este tiro no escuro acabou dando certo e, com 16 anos, Maeda se mudou de Osaka para Tokyo para trabalhar. Neste período ele trabalhou com o mangás infantis, chegando a ilustrar alguns populares como Ashita-e Kick Off. No entanto com o passar dos anos seu interesse por temas adultos foi aumentando bem como seu talento para tal tipo de arte e assim ele foi decidindo se aventurar por enredos que o fizessem evitar ao máximo todas as restrições sexuais, políticas ou religiosas, que haviam sido colocadas nos mangás infantis.

Em uma entrevista dada à uma emissora de TV italiana em 2010, Toshio contou um pouco sobre o que inspirou suas primeiras obras. Quando tinha em torno de 20 anos ele ainda não possuía muita experiência com mulheres e por isso ia frequentemente a clubes e bordéis para ouvir histórias das funcionárias sobre seus vários relacionamentos. Inicialmente isso foi bastante difícil pois não tinha familiaridade com o “Mundo Adulto” real mas isso foi fundamental para ter suas primeiras ideias.

A série mais conhecida de Maeda, chamada Urotsukidoji, foi lançada em 1986 e ganhou muita popularidade no exterior. O Erotic Anime Movie Guide (1998) afirmou que "Nenhum outro título além de Akira (Katsuhi Otomo - 1982) foi tão influente no mercado de língua inglesa". Maeda trabalhava para uma revista direcionada ao público adulto na época e queria criar algo diferente em termos eróticos. O mais interessante é o fator que levou a tamanho sucesso: a inauguração do gênero “estupro por tentáculos”.

Isso ocorreu como uma tentativa de Maeda de burlar a censura japonesa que, na época por pressão internacional e influência norte-americana, começava a regular e colocar mais restrições ao conteúdo erótico produzido no país. “Havia muitos problemas de censura se uma garota e um garoto estivessem próximos fisicamente, então, de acordo com essas restrições, a pergunta era: e se os corpos não estivessem juntos e o protagonista não fosse um humano, como seria então? Se os órgãos sexuais masculinos e femininos não podem se tocar, e se um tentáculo que não se parece com um órgão humano, ele não provoca restrições legais. Então, o tentáculo surgiu ao pensar nessas coisas.” Foi assim que o autor explicou a criação de Urotsukidouji.

Após a criação de Maeda citada anteriormente começaram a surgir muito mais trabalhos com esse tipo de conteúdo, relações sexuais entre mulheres e monstros, demônios, robôs ou alienígenas, cujos órgãos genitais “pareceriam” diferentes do pênis.

Para Maeda sua fama internacional foi bastante surpreendente, sabendo a diferença entre os valores ocidentais e japoneses, especialmente quanto a dualidade bom/ruim sobre seu trabalho o autor responde de forma interessante: “A cultura americana é em forma de pirâmide, em que existem vários fatores e, finalmente, uma conclusão. Na cultura asiática, é mais como um círculo, o preto e o branco são realmente mistos. Digamos, com uma moeda e a tomada de decisão de jogar uma moeda, o modo de pensar asiático é determinado pela forma ao conseguir ver os dois lados da moeda girando. No mangá, não se trata de quem é bom e ruim, o conceito de se o cara é bom ou ruim realmente não existe dentro de nós.”

No Japão os conceitos de erotismos e perversão são entendidos de maneira bem diferente em comparação ao ocidente. Gêneros de manga contendo diversas formas de violência sexual não chegam a sofrer represália social além da censura do Estado. Por fim em 2001 o autor sofreu um acidente de moto que deixou sérias sequelas prejudicando os movimentos da mão que usava para desenhar, desse modo se encerraram suas publicações autorais e ele passou a contribuir para uma revista erótica fazendo artes digitais até hoje.

4997 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Marca
Faixa de Preço