WhatsApp
Neil Gaiman

Neil Gaiman

Um dos mais importantes autores dos quadrinhos modernos, Neil Gaiman nasceu na pequena cidade de Portchester, na Inglaterra, em 10 de novembro de 1960. Quando criança, tornou-se fã dos quadrinhos norte-americanos, principalmente dos títulos da DC Comics, que chegavam de maneira irregular às revistarias britânicas. O rapaz se tornou jornalista e escreveu sobre música e artes variadas, inclusive histórias em quadrinhos, mesmo se perdeu o interesse por elas após adulto. Contudo, após descobrir o trabalho de Alan Moore na revista Monstro do Pântano, voltou a se interessar por esse mídia e até escreveu algumas poucas histórias para a revista 2000 AD, uma famosa antologia de ficção científica, no meio da década de 1980.

Gaiman tornou-se amigo de Moore e este recomendou Gaiman para ocupar seu lugar quando deixou de escrever os roteiros da série Miracleman, para a Eclipse Comics. Gaiman assumiu a revista, mas logo a Eclipse faliu e a série não foi completada. Nesse período, Gaiman escreveu três álbuns em quadrinhos que foram ilustrados por seu amigo, Dave McKean. Os álbuns eram: Violent Cases (recordações infantis em uma história com subtrama policial); Signal to Noise (sobre um cineasta com câncer que prepara um filme sobre uma aldeia que acredita que o mundo está prestes a acabar) e Mr. Punch (sobre os personagens de uma famosa trama apresentada com fantoches na Inglaterra).

Esses trabalhos chamaram a atenção de Karen Berger, editora da DC Comics, que convidou Gaiman a propor uma série para a empresa norte-americana que o roteirists inglês sempre admirou. Gaiman mostrou interesse em reinventar o personagem Sandman, um justiceiro mascarado da década de 1940 e em apresentar uma nova versão da heroína Orquídea Negra. Esta última se transformou numa belíssima minissérie em três partes, pintada por McKean e lançada em 1998. A série fez sucesso com a crítica, mas foi Sandman que transformou Gaiman num astro.

Lançada em janeiro de 1989, a primeira edição de Sandman mostrava como Morpheus, monarca do reino dos sonhos, ficou aprisionado por décadas na Terra, o que deixou seus domínios em estado caótico. Gaiman criou uma mitologia própria e complexa para a série, usando filosofia, metafísica, história e folclore. Morpheus era um de sete irmãos – os Perpétuos - que representavam os conceitos de Sonho, Morte, Destruição, Desejo, Destino, Delírio e Desespero. A série durou 75 edições, até 1995, e ganhou os prêmios mais importantes do mercado de quadrinhos ao redor do mundo.

Os trabalhos mais importantes de Gaiman foram na DC, em títulos ligados a Sandman, como a minissérie Os Livros da Magia, sobre um garoto destinado a tornar-se o maior mago da Terra; duas minisséries da Morte, irmão de Morpheus; o especial Teatro da Meia-Noite, que trazia um encontro entre o Sandman da década de 1940 e sua nova versão; Caçadores de Sonhos, sobre a presença de Morpheus em uma antiga lenda japonesa, e Noites sem Fim, álbum com sete histórias, cada uma dedicada a um dos perpétuos. Para a Marvel, o roteirista produziu as minisséries Os Eternos, que atualiza conceitos e personagens criados por Jack Kirby; e Marvel 1602, que apresenta uma versão do universo Marvel no século 17.

Nos últimos anos, Neil Gaiman tornou-se mais conhecido como romancista, em livros de sucesso como Deuses Americanos, Os Filhos de Anansi, O Livro do Cemitério e O Oceano no Fim do Caminho. No momento, escreve para a DC uma última minissérie sobre o Senhor dos Sonhos, Sandman Overture, enquanto prepara-se para continuar, na Marvel, as aventuras de Miracleman, agora que a editora comprou os direitos sobre a obra – que foi rebatizada de Marvelman, nome original do herói criado nos anos 1950. (Maurício Muniz)

371 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço