WhatsApp
Mozart Couto

Saiba mais sobre Mozart Couto, um dos grandes nomes do quadrinho brasileiro

Mozart Couto nasceu em 27 de março de 1958 em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1978, iniciou sua carreira profissional fazendo trabalhos para a Grafipar após descobrir que a editora estava buscando novos talentos. Por lá, desenhou histórias do Jackal, Katy Apache, Zamor, o selvagem, série de Franco de Rosa, e ainda do personagem Ubajara.

A partir de 1986, produziu capas e histórias para revistas como Superficção, Ambrak e HellDorado e Radar, publicações de terror e ficção da Press Editorial. Ainda nos anos 80, Couto foi um dos colaboradores da Calafrio, de Rodolfo Zalla e Eugênio Colonnese, revista de quadrinhos da editora D-Arte. O artista colaborou também com publicações da Editora Vecchi e a com a revista Aventura e Ficção, da Editora Abril.

No final dos anos 80, Mozart Couto foi agenciado pela Commu International e passou a trabalhar para o mercado fraco-belga, holandês, dinamarquês e alemão. Entre algumas das obras publicadas por lá, estão Tamba, escrita por Júlio Emílio Braz, e os álbuns O Viajante, O Olho do Diabo e SexDroid. No mesmo período, uma parte da produção de quadrinhos eróticos do autor foi lançada na Alemanha.

Nos anos 90, o quadrinista passou a trabalhar para o mercado norte-americano. Começou dividindo páginas da Mulher Maravilha com Mike Deodato e posteriormente desenhou personagens como Thor, Hulk, Elektra e Turok, e trabalhou para editoras como Marvel Comics, DC Comics, Acclaim Comics, Dark Horse e Image.

Em depoimento para o site Impulso HQ, o quadrinista revelou que não sentia prazer em produzir para esse mercado. “Eu fazia tudo com extremo sacrifício. Desconhecia muito sobre os autores, a não ser os mais conhecidos na época, no início da Image, etc. Não estava sabendo sobre o que tinha acontecido a muitos personagens, suas novas versões, novas vestimentas. Então, era impossível continuar fazendo uma coisa com a qual eu não me identificava e não tinha muito interesse em me envolver inteiramente”, comentou o quadrinista (leia mais aqui).

Nos últimos anos, Mozart Couto focou sua carreira em ilustração. Alguns dos trabalhos de quadrinhos feitos pelo artista do início dos anos 2000 até o momento são a série independente Gilvath, com roteiros de Alvimar Pires dos Anjo; o álbum BioCyberDrama (Opera Graphica), roteirizado por Edgar Franco; uma história no álbum MSP+50 com o personagem Horácio de Mauricio de Sousa; os álbuns Guerreiros de Ha-Kan, Samurai, Depois da Escuridão e Brakan, todos pela Atomic Editora; e o álbum Ramthar, pela Mythos Editora.

64 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço