WhatsApp
Gonçalo Junior

Gonçalo Junior

Nascido em Guanambi (BA), Gonçalo Junior é jornalista, escritor, pesquisador, roteirista e autor de mais de 30 livros. Trabalhou em veículos como o Jornal da Bahia, Gazeta Mercantil e Diário de S. Paulo, além de ter colaborado para Playboy, Trip, Folha de S. Paulo e outros.

Gonçalo possui os quadrinhos como uma das grandes paixões da sua vida. Nos anos 80, fez fanzines sobre o tema, como A Folha dos Quadrinhos (1983), Quadrinhos Magazine (1984), Livre Cativeiro (1989) e Balloon (1991). Entre as HQs produzidas por ele, estão Claustrofobia (Devir, 2004), com Júlio Shimamoto; O Messias (Opera Graphica, 2006), com Flávio Luiz; Natureza Humana (HQM, 2012), com Nestablo Ramos; A Noiva Zumbi (Opera Graphica, 2012), com Fábio Cruz; e Até Que a Morte Nos Separe (Editora Noir, 2017), com Júlio Shimamoto.

O jornalista é responsável por um vasto catálogo de livros sobre quadrinhos. O mais conhecido talvez seja A Guerra dos Gibis: a Formação do Mercado Editorial Brasileiro e a Censura aos Quadrinhos, 1933-1964 (Companhia das Letras, 2004), que conta a carreira de Adolfo Aizen, fundador do Suplemeto Juvenil e da Editora Brasil-América, mais conhecida como EBAL. A obra aborda a relação competitiva da Editora Globo, EBAL, Diários Associados, O Cruzeiro e da Editora Bloch.

Também é autor de Tentação à Italiana (Opera Graphica Editora, 2005), livro com 312 páginas e cerca de 500 ilustrações que traz análises das obras dos mestres dos quadrinhos eróticos italianos Milo Manara, Guido Crepax e Eleuteri Serpieri. Na obra, Gonçalo Junior também apresenta perfis de outros autores do gênero. Pulando para 2017, o jornalista lançou o livro A Subversão Pelo Prazer (Editora Noir), que foca na obra de Manara, trazendo análises, fatos que marcaram a vida do artista, além de falar da censura moral e religiosa contra seu trabalho.

Em 2009, o escritor lançou o livro O Mocinho do Brasil - A história de um fenômeno editorial chamado Tex (Laços Editora), que mostra trajetória do personagem, publicado na época por quase 40 anos no Brasil, tendo passado por quatro editoras diferentes. As origens deste trabalho estão em Tex – 35 anos de Brasil, material lançado anos antes pela Opera Graphica.

Gonçalo publicou, em 2010, os livros O Beijo nos Quadrinhos (Centopéia) e Maria Erótica e o Clamor do Sexo (Peixe Grande). O primeiro reúne várias ilustrações mostrando beijos em diversos gêneros das HQs: infantis, underground, mangás, super-heróis e eróticos. O segundo material, que é resultado de duas décadas de pesquisa, mostra a trajetória da Edrel e da Grafipar, abordando principalmente a luta das editoras, famosas por suas revistas eróticas, contra a Ditadura Militar no Brasil.

Outras biografias lançadas por Gonçalo Junior são Vida Traçada - Um perfil de Flavio Colin (Marca da Fantasia, 2002), que traz revalações sobre a vida de um dos grandes nomes do quadrinho brasileiro; e José Luis Salinas - Visionário dos Quadrinhos (Editora Noir, 2017), sobre um dos maiores quadrinistas argentinos de todos os tempos.

Um dos livros preferidos que o jornalista já fez chama-se A Morte do Grilo (Peixe Grande, 2012), que a aborda a história a revista O Grilo, que teve 48 números lançados entre 1971 e 1973. A revista foi responsável por trazer obras de Manara, Crumb, Schulz e foi proibida de circular pela ditadura militar, acusada de atentar contra a moral e os bons costumes.

O Deus da Sacanagem - A Vida e o Tempo de Carlos Zéfiro (Editora Noir, 2018) foi um dos últimos livros feitos por Gonçalo Junior. Nele, o jornalista traz revelações sobre a vida do funcionário público carioca Alcides Caminha, que passou anos escondido no pseudônimo Carlos Zéfiro, autor das revistinhas pornográficas conhecidas como “catecismos” que espalharam-se pelo Brasil.

A Rika conversou com Gonçalo Junior sobre quadrinhos eróticos! Confira abaixo:

._

12 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Marca
Filtros
Departamento
Categoria
Marca