WhatsApp
Saiba mais sobre Alex Raymond, criador do Flash Gordon

Saiba mais sobre Alex Raymond, criador do Flash Gordon

Nascido em 2 de outubro de 1909, em New Rochelle, Nova York, Alexander Gillespie Raymond, mais conhecido como Alex Raymond, foi um dos principais quadrinistas de todos os tempos. Conhecido pelos seu estilo realista e incrível uso do preto e branco, Raymond criou o personagem Flash Gordon, que redefiniu o gênero de ficção científica.

O início da carreira de Raymond não foi nada fácil. Apesar de querer se dedicar aos desenhos, o artista precisou ter vários empregos para sustentar sua família depois que seu pai faleceu em 1922. Após trabalhar como balconista e vendedor de hipotecas, Alex Raymond começou a ajudar seu ex-vizinho e amigo pessoal Russ Westover, autor dos quadrinhos Tilly the Toiler ("Ditinha" no Brasil). Westover apresentou Raymond para a King Features Syndicate, um dos impérios de tiras, charges e palavras cruzadas, que distribui esses tipos de materiais para centenas de jornais ao redor do mundo. Em 1931, Raymond foi contratado pela empresa.

Em 1933, A King Features Syndicate pediu para que Raymond produzisse uma tira dominical que competisse com as tiras de space opera de Buck Rogers no século 25, personagem criado por Philip Francis Nowlan que estreou em 1929, sendo o primeiro herói espacial dos quadrinhos. Assim, Alex Raymond criou Flash Gordon, sua obra mais conhecida, que teve a primeira tira publicada em 7 de janeiro de 1934 e continuou sendo publicada em jornais até 2003. É válido ressaltar que Alex Raymond teve auxílio do roteirista Don Moore na produção de várias histórias do personagem.

Já em sua primeira aparição, Flash Gordon é sequestrado no espaço junto com Dale Arden, seguindo a bordo de um foguete experimental criado pelo cientista Dr. Zarkov, que os conduz ao encontro de um Planeta que está em rota de colisão com a Terra.

As aventuras de Flash Gordon fizeram um imenso sucesso e a obra é considerada uma das principais histórias em quadrinhos do anos de 1930. A criação de Alex Raymond teve adaptações para a TV com temporadas lançadas em 1936, 1938 e 1940. No cinema, o filme Flash Gordon, estrelado por Sam. J. Jones, foi lançado em 1980.

Simultâneo a produção de Flash Gordon, o quadrinista lançou também Jim das Selvas, tira inspirada em Tarzan. As tiras do personagem Jim Bradley e seus companheiros, eram publicadas logo acima das tiras de Flash Gordon.

Algumas semanas após a estreia de Flash Gordon, foi a vez do personagem Agente Secreto X-9 surgir nas tiras de jornais. Escrito por Dashiell Hammet e desenhado por Alex Raymond, as tiras acompanhava um agente sem nome em sua missões de espionagem. O personagem foi criado para competir com as tiras de Dick Tracy.

Depois de uma longa produção nos anos 30 e início dos anos 40, Alex Raymond foi para a Segunda Guerra Mundial. Dois anos mais tarde, retorna e cria um novo personagem, o detetive-cientista Rip Kirby.

Em 1950, Alex Raymond torna-se presidente da Sociedade Nacional de Cartunistas, permanecendo no cargo por um ano. Cinco anos depois, Raymond morreu em um acidente de carro em Westport, Connecticut, mas permanece uma das principais influências para o universo das histórias em quadrinhos e artes em geral.

270 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço