WhatsApp
Mangás Protagonizados por Mulheres Notáveis - Parte 1

Mangás Protagonizados por Mulheres Notáveis - Parte 1

Mangás Protagonizados por Mulheres Notáveis (Parte I)

Todos aqueles que gostam de mangás e animes sabem como as mulheres costumam ser representadas. Na maioria dos enredos temos personagens femininas em segundo plano, hipersexualidas, inocentes demais, sentimentais demais e que muitas vezes são incapazes sequer de tomar decisões sozinhas. Este é o estereótipo de personagem feminina presente na maioria dos mangás independente do gênero.

A maioria dos leitores brasileiros, especialmente jovens, vem entendendo e reconhecendo que este estereótipo não é nada natural mesmo dentro da cultura japonesa e não trás qualquer exemplo positivo para nós fãs ou sociedade. Mesmo dentro da comunidade otaku.

Por isso, como estamos em março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8), nós decidimos separar alguns mangás que são protagonizado por mulheres incríveis. Vamos explorar os gêneros Shounen, Shoujo e mesmo Suspense e mostrar histórias novas que nem sempre terão um final épico, mas com certeza apresentarão um novo ponto de vista 100% mais real sobre mulheres e como poderiam ser retratadas nos mangás. Tudo isso sem perder a essência de um bom enredo.

Rosa de Versalhes, de Ikeda Ryko

Este é um mangá baseado em acontecimentos e personagens históricos, lançado pela primeira vez em 1972 ele conta a história de Oscar François que apesar do nome masculino é na verdade uma mulher. Considerada brilhante combatente e justa, Oscar foi criada como homem por seu pai que sempre quis ter um filho militar para sucedê-lo em seu posto. Assim depois de enfrentar muitos desafios neste ambiente por ser mulher, ela finalmente alcança o posto de capitã da guarda real e se torna a principal encarregada de fazer a segurança de Maria Antonieta.

O cenário principal da obra é o período antes e durante a Revolução Francesa e isso influencia a vivências de todas as personagens, especialmente Oscar que fica dividida entre a lealdade para com a corte e seu desejo de ajudar os empobrecidos e oprimidos enquanto a revolução se forma. Também é importantes destacar seus desejos conflitantes de viver a vida como militar ou como uma mulher comum.

O mangá possui vários núcleos diferentes que dão um andar único para a história. Apesar de ser considerado um Shoujo, serviu de inspiração para muitos artistas antigos como Masami Kurumada (Cavaleiros do Zodíaco) criarem seus Shounen de sucesso. Recentemente a JBC republicou o título em 5 volumes e você pode encontrá-los aqui!

Vitamin, de Keiko Suenobu

Este título é um verdadeiro soco no estômago. O mangá de apenas 1 volume fala sobre a colegial Yarimitsu Sawako, uma menina que possui uma vida normal até o dia em que é flagrada por colegas de classe tendo relações sexuais com seu então namorado no banheiro da escola. Logo ela ganha a fama de “garota fácil” e começa a sofrer bullying de forma tão agressiva que decide parar de ir à escola. Seus pais não a compreendem, ela não tem mais amigos e o namorado... Bem é melhor você ler para descobrir.

Este não é um mangá Shoujo comum pois traz um enredo e protagonista extremamente atípicos para o gênero. Sawako é fofa, forte, bonita e ainda sim tem sua vida virada do avesso. Aqui aprendemos muito sobre as relações humanas e talvez também sobre comunicação e superação.

Helter Skelter (+18), de Kyoko Okazaki

(Contém cenas de sexo, abuso físico e psicológico)

Ok, este mangá foge um pouco do foco do título, mas ele é importante para esta lista. Neste título temos a protagonista detestável chamada Liliko, uma supermodelo cujo corpo passou por inúmeras cirurgias para chegar a “perfeição” ditada pela mídia e sociedade. Liliko é amada pela mídia de massas até o dia em as consequências dos procedimentos pelos quais passou começam a aparecer, paralelo a isso, uma nova modelo é contratada por sua agência e sua beleza natural ameaça a carreira de Liliko.

Assim vemos o início da queda da supermodelo, tanto física quanto social e psicológica. Este mangá faz uma dura crítica não só a mídia de massas, mas também a como a sociedade exige padrões de beleza impossíveis de se alcançar, em um mundo auto vigilante em que a máscara social nunca nos permite ser apenas nós mesmo pois um deslize pode afetar seu status. Além disso, também se debate o medo de envelhecer pois este também é um fato natural muitas vezes não permito às mulheres.

Liliko é oportunista, promíscua e extremamente narcisista, no entanto sua história mostra como algumas mulheres são consideradas meros produtos dentro da indústria da beleza pode trazer trágicas consequências.

O texto ficou muito grande então paramos por aqui, mas fique de olho para conferir a parte II em breve.

Até mais e Boa leitura.

4997 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Marca
Faixa de Preço