WhatsApp
DR. FU MANCHU, O GÊNIO DO CRIME

DR. FU MANCHU, O GÊNIO DO CRIME

Criado em 1912 pelo escritor inglês Sax Rohmer (Arthur Henry Sarsfield Ward) 1883-1959, na novela The Mystery of Dr. Fu Manchu , é até os dias atuais, o mais diabólico vilão de livros, filmes, rádios e histórias em quadrinhos de mistério. Na primeira metade do século XX, o ocidente via com muita reserva e até certo temor, o habitante do extremo oriente e sua cultura era considerada bárbara, exótica e condenada. O motivo desses conceitos talvez seja pelo fato de países como Índia, China e Vietnã, terem sido colônias da Inglaterra e França. Os ingleses combateram e proibiram a fraternidade secreta de assassinos e ladrões dos Tugues (Thugs), que há séculos operavam em toda Índia.

Na criação do Dr. Fu Manchu, Rohmer foi buscar inspiração nessa seita e de outras de origem chinesa que odiavam tudo que se relacionasse ao ocidente. Dotado de uma inteligência extraordinária e conhecedor da medicina tradicional chinesa, porém voltado para o mal, o “yellow danger” criou uma organização internacional criminosa chamada Si-Fans, formada em sua maioria por membros Thugs, Dacoits e Hindús, que não temiam a morte, mas que obedeciam cegamente seu mestre.

Na época do sucesso da novela do Dr. Fu Manchu, ficou mais acentuado o conceito entre europeus e em todos os países do continente americano sobre os chineses que até bem pouco tempo eram tidos como ardilosos, traiçoeiros e que torturavam e envenenavam suas vítimas. Os assassinos Si-Fans usavam métodos silenciosos de matar suas vítimas como facas para degolar, venenos, animais peçonhentos como aranhas, escorpiões e cobras. Se esses assassinos eram majoritariamente de classe social baixa, o Dr. Fu Manchu era um nobre, descendente da etnia da região da Manchúria, de onde deriva seu nome e originário da dinastia Ming do século XVII. O nacionalismo extremado e conservador, fez com que seu desprezo por tudo que viesse do ocidente só aumentasse com o tempo. Convencido que a saída para a China dos seus sonhos passaria pela destruição da cultura ocidental, o levou a ser cidadão do mundo, pois nunca se sabia onde ele estava. Seu segredo maior consistia em um elixir que o tornava imortal.

Como todo vilão, ele também teve inimigos do bem, sendo o principal Sir Denis Nayland Smith e seu companheiro Dr. Petrie que nunca deram trégua no combate ao criminoso. Karamena, sedutora pesonagem que foi vendida como escrava para os Si-Fans, mas que teve um romance com Dr. Petrie e casa-se com ele. Fah lo Suee é filha do Dr. Fu Manchu (sim, o cara é hétero), bonita e perigosa. Ela já tentou comandar sem sucesso os Si-Fans e por muitas vezes ficou contra pai ao lado dos mocinhos. Assim como seu pai, ela é mestre em disfarces.

O sucesso desse misterioso personagem como não podia deixar de ser, foi para os gibis e até hoje tem histórias publicadas por varias editoras, como a Panini no Brasil. O personagem ainda não caiu no domínio público, por isso várias histórias vêm com outro nome e insinuando ser ele com disfarce. A mais antiga publicação no Brasil data de 1940 na revista “Mirim”, do Grande Consorcio de Suplementos Nacionais. A Ebal publicou nas revistas Quem Foi? e, Misterinho na década de 50 várias histórias desse ardiloso e imortal vilão. Ele fez escola e vários vilões vieram na esteira dele como o imperador Ming de Flash Gordon, Mandarim, inimigo do Homem de Ferro, Ra’s Al Ghul, inimigo do Batman. No cinema ele também teve sucesso com o ator Christopher Lee vivendo o personagem. No primeiro filme da série James Bond, o Dr. No é visivelmente inspirado nele. Tomara que seu elixir da imortalidade faça com que volte no século XXI.

112 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Marca
Faixa de Preço