WhatsApp
Lendas

Lendas

"Lendas" foi um crossover publicado pela DC Comics como uma minissérie mensal e diversas histórias espalhadas pelos títulos mensais da editora. Nas revistas relacionadas ao evento houve uma adição do crossover adicionado ao logotipo. A série foi escrita por Len Wein e John Ostrander, desenhada por John Byrne e arte-finalizada por Karl Kesel.

Este foi o primeiro grande evento pós-Crise nas Infinitas Terras e serviu para o lançamento de novas séries como Flash (Wally West), a nova Liga da Justiça de Keith Giffen e JM deMatteis e o novo Esquadrão Suicida. Além deles, também trouxe o Capitão Marvel (Shazam!) e a Mulher-Maravilha para o novo Universo DC. Boa parte dos personagens utilizados fizeram parte da nova Liga.

Há semelhanças entre "Lendas" e a história bíblica de Jó. A trama gira em torno de Darkseid que faz uma aposta com o Vingador Fantasma para mostrar que a população da Terra pode se voltar contra seus aclamados herois. Para isso ele envia alguns asseclas para a Terra, de forma a desacreditar aqueles que sempre defenderam a humanidade.

Glorioso Godfrey avança em seu intento utilizando o poder hipnótico de sua voz. Enxofre, um gigante incendiário humilha a Liga da Justiça, que no momento tinha uma de suas mais fracas formações e estava sediada em Detroit. Macro-Man explode em chamas durante um confronto com o Capitão Marvel, fazendo com que Billy Batson fique com medo de se tornar novamente seu poderoso alter-ego. Influenciada, parte da população de Gotham ataca o Batman e espanca Robin (Jason Todd).

Preocupado, o então presidente Ronald Reagan declara lei marcial e proíbe todas as atividades dos super-herois nos Estados Unidos. Esta lei marcial irritou os membros do departamento de defesa, que ativam o "Projeto Força Tarefa X", mais conhecido como Esquadrão Suicida. Sob a supervisão de Amanda Waller, diversos supercriminosos presos e considerados dispensáveis são recrutados para destruir Enxofre em roca de redução nas suas penas.

Quando o Glorioso Godfrey invade Washington com seus seguidores, o Senhor Destino é forçado a intervir (mesmo infringindo a lei decretada por Reagan), trazendo Batman, Superman, Capitão Marvel, Guy Gardner, Flash, Mutano, Canário Negro e Besouro Azul, sendo reforçados a seguir pelo Caçador de Marte, que informou que a Liga da Justiça não existia mais e pela Mulher-Maravilha. Depois de um intenso combate, os herois derrotam os Cães de Guerra de Darkseid e em seguida Robin chega com um exército de crianças. Godfrey agride uma, libertando a população de seu controle e desesperado ele coloca o elmo do Senhor Destino que havia sido roubado por um parademônio. As energias místicas do elmo são fortes demais e ele cai em estado vegetativo. Os herois decidem que sempre deverá existir uma Liga da Justiça e Caçador de Marte, Batman, Besouro Azul, Guy Gardner, Canário Negro, Capitão Marvel e Senhor Destino decidem formar um novo grupo. Superman e Flash prometem ajudar quando necessário, Mutano prefere ficar com os Novos Titãs e a Mulher-Maravilha simplesmente vai embora antes que os demais se deem conta.

Em Apokolips o Vingador Fantasma dá uma lição em Darkseid, que promete vingança contra o planeta que o humilhou.

Apesar de ser um evento onde a leitura dos chamados spin-offs não seja primordial, as subtramas são muito interessantes. Foi em Lendas que surgiu a versão do Parasita pós-Crise, quando Darkseid instigou a mente de Rudy Jones para abrir um tambor onde se encontrava material radiativo e o transformou no vilão, colocando-o na cola de Nuclear. Por um tempo Darkseid fez o Superman se tornar seu assecla ao tirar sua memória quando o fez cair em um dos fossos de fogo de Apokolips. A Liga da Justiça encerrou suas atividades depois das mortes de alguns integrantes e o afastamento de outros, mas ao final do evento uma nova equipe foi formada. Por fim, a Mulher-Maravilha fez sua primeira grande aparição pública após a Crise nas Infinitas Terras.

Nos Estados Unidos o evento foi publicado entre novembro de 1986 e abril de 1987, em uma minissérie em seis partes mais 16 histórias publicadas nas revistas de linha.

No Brasil a série foi publicada entre julho e dezembro de 1988, em minissérie própria, pela editora Abril. Algumas subtramas foram publicadas em Superamigos # 40 a # 43 (agosto a novembro de 1988), Batman (2ª série) # 11 (julho de 1988), Super-Homem (1ª série) # 51 e # 53 (setembro e novembro de 1988). Em abril de 2007 o arco foi republicado pela Panini em um encadernado, dentro da coleção Grandes Clássicos DC (mas só a minissérie 'Legends').
Fontes:
http://dc.wikia.com/wiki/Legends
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lendas_%28DC_Comics%29
http://en.wikipedia.org/wiki/Legends_%28comics%29

7 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço