WhatsApp
Guerra das Armaduras

Guerra das Armaduras

por Marcelo Pacheco

A "Guerra das Armaduras" aconteceu quando Tony Stark descobriu que a tecnologia que usou no Homem de Ferro estava sendo usada em outras armaduras mundo afora, inclusive por vários inimigos. Foi ao confrontar um criminoso conhecido como "Força", que ele percebeu o uso de sua tecnologia. E aí revelou-se que o supervilão Espião-Mestre (Spymaster) roubou diversos segredos e vendeu à Justin Hammer, inescrupuloso homem de negócios e inimigo ferrenho de Stark. Hammer aproveitou para lucrar em cima dessa tecnologia e revendeu a diversos criminosos e inimigos do Homem de Ferro.
Tony conseguiu uma listagem de todas as pessoas que obtiveram acesso à sua tecnologia e montou um aparelho que inutilizava as armas e armaduras que usavam seus projetos ao menor contato. Primeiramente foi atrás do Metalóide (Stilt Man), derrotando-o facilmente e utilizando o componente inventado para destruir sua tecnologia.
Na sequência foi enfrentar o Mauler, que simplesmente entregou a armadura sem oferecer resistência. Sua próxima vítima, o Controlador não se rendeu fácil. O combate entre os dois foi muito violento, causando a morte de um garoto. Tony ficou muito nervoso e partiu para cima do vilão com tudo, agindo cegamente e por fim o derrotando.
A seguir ele foi atrás do seu colega vingador Arraia (Stingray) - que na verdade não tinha nada da tecnologia Stark, causando um tremendo mal-estar no grupo. Na sequência o Homem de Ferro atacou os Mandroides (Mandroids), força de segurança do presídio conhecido como "Gruta", ocasionando a fuga de inúmeros detentos. O Capitão (Steve Rogers em outro uniforme) apareceu no presídio e combateu o Homem de Ferro, mas durante o combate Steve deixou a briga e tentou ajudar um guarda que passou mal. Stark se aproveitou disso e deu uma leve descarga elétrica no Capitão, para desacordá-lo.
Suas próximas vítimas foram o Dínamo Escarlate (Crimson Dynamo) e o Homem de Titânio (Titanium Man) , combatidos na Rússia. Para chegar lá sem maiores problemas, Stark usou uma armadura stealth, mas nem tudo saiu como planejado. Ao tentar escapar do Homem de Titânio, o Homem de Ferro acabou incinerando a armadura do russo, causando sua morte. Agora o Homem de Ferro era um assassino!
Nesta época a identidade do Homem de Ferro era secreta. A imprensa aproveitou e noticiou os atos do então ex-vingador (recentemente expulso) enquanto o governo se mexia. Criando uma outra armadura (Poder de fogo, Firepower no original) o governo dos Estados Unidos esperava acabar com esta insanidade. Stark veio a público e demitiu seu guarda-costas (um claro jogo de cena, mas que ninguém sabia se tratar disso).
Poder de fogo tinha um míssil que poderia destruir metade de Detroit, então por sugestão do Homem de Ferro decidiram combater em uma área despovoada. Jim Rhodes, amigo e piloto de Stark voou com um helicóptero até o local do combate. Enquanto isso o combate se desenvolve de maneira rápida e brutal. Ao final, Poder de Fogo explode a armadura do Homem de Ferro. Seria o fim do heroi?
Poder de fogo perde o controle e começa a atacar as Indústrias Stark. Secretamente Stark finaliza uma nova armadura, com uma proteção para impedir o roubo de sua tecnologia e parte para enfrentar Poder de fogo. Depois de sofrer severas avarias, o vilão tenta lançar um míssil, mas este fica preso na armadura. O Homem de Ferro rapidamente encontra o código para cancelar o lançamento e a consequente explosão e leva o piloto da outra armadura preso.
Finalmente tudo acabou. Ou quase tudo ... Tony Stark ainda tem pesadelos onde ele está usando sua antiga armadura em confronto com um monstro cibernético ... toneladas de cadáveres estão aos seus pés, até que ele consegue derrotar o monstro e rasga sua armadura, causando uma explosão. Stark acorda e percebe que foi tudo um sonho, sonho este reflexo de sua própria culpa.

"Guerra das Armaduras" foi publicada nos Estados Unidos nas edições # 225 a # 232 da revista Iron Man (entre dezembro de 1987 e julho de 1988) e mais um tie-in em "Captain America # 340". Este arco foi escrito por David Michelinie e Bob Layton e desenhado por Mark Bright e Barry Windsor-Smith (edição # 232).

No Brasil foi publicado nas revistas "O incrível Hulk # 102 a # 107" (dezembro de 1991 a maio de 1992) e na edição especial "Homem de ferro - guerra das armaduras" pela Panini em maio de 2010.

A reação dos leitores foi bastante positiva e o final da edição # 230 (O incrível Hulk # 106 no Brasil) foi extremamente surpreendente. Quem leu a revista na época precisou aguardar mais de 30 dias para ver a conclusão devido a um pequeno atraso na distribuição.

Fontes

http://marvel.wikia.com
http://www.guiadosquadrinhos.com

7 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço