WhatsApp
Crise na Infinitas Terras

Crise na Infinitas Terras:

"Mundos vivem, mundos morrem. E nada mais será como antes". Esta é a premissa de Crise nas Infinitas Terras.

Crise nas Infinitas Terras foi um mega-evento publicado pela DC Comics entre abril de 1985 e março de 1986, tendo 12 partes e numerosos tie-ins publicados pelas revistas mensais, mostrando os efeitos e afetando a série principal. O objetivo principal da série foi simplificar seu universo, após 50 anos de publicações. Crise foi escrita por Marv Wolfman e desenhada por George Pérez em conjunto com Mike DeCarlo, Dick Giordano e Jerry Ordway. A série eliminou o Multiverso no Universo DC e apresentou a morte de inúmeros personagens, inclusive super-heróis do primeiro escalão como Supergirl e o Flash Barry Allen. Este se tornou o evento mais importante da DC Comics, tanto que seu universo ficou separado em pré-Crise e pós-Crise.

Crise foi inspirada em crossovers menores como "Crise na Terra-2" e "Crise na Terra-3", mas dessa vez a história atingiu todos os personagens. E Crise inspirou outros crossovers como: Zero Hora (1994), Crise Infinita (2005-2006) e Crise Final (2008). Antes de Crise nas Infinitas Terras o Universo DC tinha sérios problemas de continuidade. Nenhum personagem da editora tinha uma história plenamente confiável em termos de cronologia.

Inicialmente este evento seria usado apenas para comemorar o 50º aniversário da DC, mas Marv Wolfman e Len Wein viram o evento como uma oportunidade para limpar a continuidade da DC. A base para Crise foi lançada em 1984, com a introdução do Monitor (retratado inicialmente como um vilão em potencial). "Concurso dos Campeões" (1983) e "Guerras Secretas" (1984) iniciaram os crossovers, mas Crise popularizou o formato.

A história apresenta o Monitor e o Antimonitor, seres criados um na lua de Oa (planeta que fica no centro do universo positivo) e o outro na lua de Qward (planeta que fica no centro do universo de antimatéria). O objetivo do Antimonitor é destruir todos os universos de matéria positiva, aumentando seu poder, até que reste apenas o seu, sob seus domínios.

A série mostra os esforços concentrados de todos os personagens da editora na tentativa de impedir a destruição total. Mesmo quando o Monitor é assassinado e a esperança parece ter acabado, um novo plano foi posto em ação, ganhando tempo para que os seres dos universos positivos consigam combater o vilão.

As batalhas durante a série acontecem no universo de antimatéria, nos universos positivos e até no início do universo, quando da deflagração do Big Bang. Em meio a tudo isso, Supergirl morre tentando salvar seu primo e o Flash (Barry Allen) morre destruindo um supercanhão que seria usado para acabar com os universos de matéria.

No início dos tempos os heróis e o Espectro impedem a destruição dos universos positivos, dando um novo início como sempre deveria ter acontecido. Um universo de matéria positiva e um de matéria negativa. Desta vez o Antimonitor em seu ataque leva a Terra para o universo de antimatéria. Milhares de pessoas, incluindo heróis e vilões são mortos pelos demônios das sombras. Os heróis se lembram da batalha no início dos tempos, mas os vilões não se lembram de nada.

A muito custo os heróis conseguem derrotar o Antimonitor. Quando a onda de destruição está prestes a alcançar a Terra, ela é levada novamente para o seu lugar no universo de matéria. Superboy primordial, Superman e Lois Lane da Terra-2 e Alexander Luthor da Terra-3 vão para um universo compacto, isolado dos outros dois. Este seria o fim da história para o Superman e Lois Lane da Terra-2, os considerados originais, criados em 1938. Pelo menos até a Crise Infinita.

Wally West enfim mantém o legado do Flash, enquanto Superman, Mulher-Maravilha e Batman tiveram suas cronologias reiniciadas. Crise termina com o Pirata Psíquico preso no Asilo Arkham, falando consigo mesmo:

"Eu sou o único que sobrou, que lembra as Infinitas Terras. Você vê, eu sei a verdade. Lembro de tudo o que aconteceu, não vou esquecer. Mundos viveram, mundos morreram. Nada jamais será o mesmo. Mas aqueles eram grandes dias para mim ... eu tinha um bom amigo nos bons e velhos tempos. Ele era o Anti-Monitor. Ele ia me dar um mundo para governar. Agora ele se foi também. Você vê, eu gostaria de lembrar o passado, porque aqueles eram tempos melhores do que agora. Quer dizer, eu prefiro viver no passado do que hoje, não é? Quer dizer, nada mais é sempre certo. Nada é previsível como costumava ser. Nos dias de hoje ... v-você nunca sabe quem vai morrer ... e que vai viver”.

Um final alternativo foi sugerido por Chris Claremont. Nele, o Superman da Terra-1 morreria no combate final ao Antimonitor e o Superman da Terra-2, sem seu universo e esposa tomaria seu lugar.

Por conta de sua importância e das mudanças ocorridas o Universo DC ficou conhecido como pré-Crise e pós-Crise, até o advento de Crise Infinita nos anos de 2005 e 2006. Durante o período pós-Crise até Ponto de Ignição, alguns efeitos de Crise nas Infinitas Terras forma mostrados ou usados no universo DC.

Crise fez muito sucesso no Brasil, sendo publicada diversas vezes. Primeiramente a editora Abril publicou nas revistas mensais entre março e julho de 1987 (Novos Titãs # 12, Superamigos # 23, Super-Homem # 34, Superamigos # 24, Super Powers # 5, Super-Homem # 35, Superamigos # 25, Novos Titãs # 15, Super-Homem # 36, Superamigos # 26, Super-Homem # 37). Em Superamigos # 27, # 28 e Novos Titãs # 23 e # 24 foram publicadas histórias paralelas de Crise. Entre maio e julho de 1989 e maio e julho de 1996 a mesma editora publicou encadernados (3 edições em cada período) com toda a série e algumas matérias especiais. As edições # 6 a # 8 de “Monstro do Pântano” (junho a agosto de 1990) mostrou a participação do Monstro do Pântano, Constantine e outros heróis místicos no conflito. Em novembro e dezembro de 2003 a Panini publicou a versão mais recente, com as cores refeitas por computador, formato americano em duas partes e capas de Alex Ross. Por fim, a Panini mostrou a morte de Barry Allen durante a coleção DC 75 anos em sua edição # 3 (janeiro de 2011).

Fontes:

http://www.guiadosquadrinhos.com
http://en.wikipedia.org/wiki/Crisis_on_Infinite_Earths

28 produtos encontrados
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço
Filtros
Departamento
Categoria
Subcategoria
Marca
Faixa de Preço