Sal Buscema

Sal Buscema

Sal Buscema era o caçula de quatro filhos, precedido pelos irmãos Al (28 de julho de 1923; Falecido) e John (1.927-2.002), o último dos quais se tornar um famoso artista de histórias em quadrinhos e a irmã Carol (22 de junho de 1929; falecido). Seu pai, que nasceu na Itália e morreu em 1973, era um barbeiro. Buscema foi um fã de Príncipe Valente, série em quadrinhos desenhada por Hal Foster, da arte de quadrinhos de George Tuska e de ilustradores comerciais como Robert Fawcett, Al Parker e Norman Rockwell. Sal chamou seu irmão-artista John de "o principal responsável pelos meus desenhos. John foi definitivamente uma inspiração". Como John, Sal Buscema participou da Escola Superior de Música e Artes, graduando-se em 1955. Ele começou sua carreira como um arte-finalista de quadrinhos no início de 1950, quando seu irmão concordou em deixar lhe páginas de quadrinhos de tinta; isso levou Sal a ajudar John fazendo ocasionalmente a arte na série da Dell Comics que John estava desenhando.

Após o colegial, Buscema encontrou trabalho em um pequeno estúdio de publicidade de dois homens em Manhattan, mas foi demitido após três meses fazendo principalmente o trabalho de produção. Ele chegou a um estúdio de arte maior, onde era o entregador e depois passou menos de um ano trabalhando para o fabricante de jóias JR Wood and Sons, antes de ser convocado para o Exército dos Estados Unidos em tempos de paz, em 1956. Classificado como um "ilustrador", ele serviu com o Corpo de Engenheiros do Exército estacionados em Fort Belvoir, na Virgínia. Passou 21 meses fazendo tiras de filme e gráficos como auxiliares de treinamento, lançadas depois de dois anos. Ele alcançou o posto de especialista terceira classe, que chamou de "equivalente a corporal". Depois de voltar brevemente para Nova York para ajudar em um estúdio de arte, a conexão com o Exército deu-lhe um trabalho com um grande estúdio de artes em Washington, DC. Lá ele fez ilustrações para agências governamentais, incluindo o Departamento de Agricultura e o Departamento de defesa. Depois de viver com os seus padrinhos durante três meses, Buscema e um camarada do Exército tornaram-se companheiros de quarto em Alexandria, Virginia.
Ele começou a namorar Joana, uma secretária de onde ele trabalhava, em fevereiro de 1959 e os dois se casaram em maio de 1960. Seu primeiro filho, Joe, nasceu em 1968, seguido por Tony e Mike.

Em 1961, um telefonema de seu irmão John Buscema o levou à Nova York para trabalhar com ele na agência de publicidade Alexander Chaite, Inc. Depois de um ano e meio, John Buscema voltou para a indústria de quadrinhos, enquanto Sal Buscema se juntou a um amigo e colega da Creative Arts Studio, Mel Emde, que estava abrindo sua própria empresa, a design Studio. Lá Buscema trabalhou até 1968, quando entrou para a Marvel Comics, onde seu irmão já estava estabelecido como um artista freelance.

Buscema por esse tempo tinha passado "a cada noite por cerca de um ano" ensinando a si mesmo "como produzir uma página dinâmica" no estilo Marvel Comics de contar histórias, suportando duras críticas de seu irmão John. Como Sal Buscema recordou no final dos anos 2000:“Uma vez que eu tenho o jeito que inventei ... seis páginas de amostra de lápis que me arrependo porque eu queria ser um arte-finalista. Eu não queria lápis. Meus primeiros trabalhos para a Marvel foram cobrindo postos de trabalho, mas eu fiz aqueles enquanto trabalhava para Design Center. Eu queria trabalhar o tempo inteiro para a Marvel, então foi por necessidade que fiz o lápis. Stan Lee amava as amostras. Ele me pediu para vir até Nova Iorque, o que eu fiz onde passei pela mais fantástica entrevista da minha vida. Stan estava pulando na cadeira e em sua mesa, só para me mostrar fisicamente o que queria em uma página de quadrinhos. Foi fascinante e encantador, tudo ao mesmo tempo. Ele fez os efeitos sonoros, demonstrou qualquer outra forma, você poderia demonstrar o que ele queria nessas páginas - a dinâmica e assim por diante”.

A entrevista tinha acontecido depois que Sal, a pedido de seu irmão, tinha escrito primeiro ao gerente de produção da Marvel, Sol Brodsky para se apresentar e ao seu trabalho. Brodsky não tinha atribuições para ele no momento, e Buscema chamou-lhe várias vezes apenas para incomodá-lo um pouco e deixá-lo saber que eu ainda estava vivo e eventualmente, o primeiro trabalho veio em junho de 1968. Esse trabalho foi uma história de faroeste de 10 páginas, "Gunhawk". "Acho que eles apenas disseram, 'Sal, aqui está o enredo, faça-o'", lembrou Buscema em 2003. Essa história, "The Coming of Gunhawk", escrita por Jerry Siegel e desenhada por Werner Roth, foi finalmente publicado no título omnibus “Western Gunfighters” # 1 (agosto 1970). O primeiro trabalho de Sal Buscema nos quadrinhos foi publicado antes disso: arte em lápis de John Buscema em “The Silver Surfer” # 4-7 (fevereiro - agosto de 1969) e lápis de Larry Lieber em “Western The Rawhide Kid” # 68 (fevereiro 1969).
John Buscema pediu para seu irmão arte-finalizar em “The Silver Surfer”, para um projeto do escritor-editor Stan Lee, que deu ao personagem uma edição sem precedentes para a época, com 64 páginas (com anúncios e capas ) ao custo de 25 centavos, mais de duas vezes o preço do padrão de 32 páginas, que era 12 centavos. Sal Buscema lembrou: “ Joe Sinnott fechou as três primeiras edições de “Silver Surfer”. John não estava feliz com a arte-final de Joe, embora ele seja um dos maiores arte-finalistas de todos os tempos. Mas ele não estava bem porque o estilo de Joe era um pouco avassalador. John não gostou porque estava dando duro neste personagem e porque este era um projeto muito importante que Stan havia apresentado. John disse para Stan Lee “Eu não quero Joe finalizando meu trabalho.Ele está perdendo o jeito”. Stan estava muito relutante, mas ele disse: 'Ok, quem você quer?' Ele disse: 'Eu quero o meu irmão’" e foi assim que eu consegui. E ele sabia que eu sabia como finalizar seu trabalho. Ele achou que meu primeiro trabalho estava um pouco fraco, mas depois ficou absolutamente encantado com o que eu fiz.

Dentro de um ano, Buscema foi desenhar a equipe de super-heróis “Os Vingadores” e pelos próximos 30 anos ele foi um dos artistas mais prolíficos na empresa. Ele lembrou no final dos anos 2000, "no começo eu estava muito lento. Se eu finalizasse seis ou oito páginas por semana estava feliz. Então eu comecei a ficar um pouco melhor e provavelmente poderia fazer um par de páginas por dia. Mas uma vez eu alcancei cinco anos, estava como uma máquina, tudo simplesmente caía no lugar e de repente eu achei muito fácil de fazer".

Sal Buscema e o escritor Roy Thomas introduziram o Esquadrão Sinistro em “The Avengers” # 69 (outubro 1969) como uma homenagem à Liga da Justiça. A equipe Thomas / Buscema produziu a última nova história para o título X-Men antes que a série publicasse apenas reimpressões por vários anos e criou a supervilã Llyra em “Sub-Mariner” # 32 (dezembro de 1970). Buscema desenhou uma história dos Vingadores escrita por Harlan Ellison, que contou com a estréia de Psyklop. O escritor Steve Englehart e Buscema lançaram “The Defenders” como uma série em curso, em agosto de 1972 e introduziram Valquíria na equipe na edição # 4 (fevereiro 1973). Além dos Defensores, Buscema trabalhou com Englehart em Capitão América entre 1972 e 1975 tornando aquele título um dos top-sellers da Marvel.  A dupla se uniu em várias edições de Os Vingadores e Englehart descreveu Buscema como sendo um dos seus "artistas favoritos de todos os tempos" e "um contador de histórias em quadrinhos perfeito". Após a saída de Englehart da série "The Defenders", Buscema manteve-se no título e trabalhou com os escritores Len Wein e Steve Gerber. Buscema e Gerber trabalharam em uma história que viu os Defensores ajudarem os Guardiões da Galáxia e acrescentou Starhawk para integrante dos Guardiões. Já em 2010, o Comics Bulletin classificou a parceria entre Buscema e Gerber em "The Defenders" como a primeira em sua lista dos "Top 10 da marvel nos anos 1970". Além disso, os trabalhos de Buscema com Englehart em Capitão América e Os Vingadores ficaram em quarto e oitavo lugar, respectivamente na mesma lista.

Uma parceria criativa com o escritor Bill Mantlo em "Marvel Team-Up" # 48 (agosto 1976) viu a primeira aparição da personagem coadjuvante Jean DeWolff. Mantlo, um colaborador frequente, mais tarde disse que Buscema foi uma influência formativa em seu trabalho. Buscema foi o artista original de "The Spectacular Spider-man", que estreou em dezembro de 1976. Ele e Jim Shooter criaram Graviton em "The Avengers" # 158 (abril de 1977). A série do Rom, o cavaleiro espacial, foi lançada por Mantlo e Buscema em dezembro de 1979 e a colaboração entre Mantlo e Buscema em "The Incredible Hulk" incluiu a criação dos "U-Foes" e dos Super-soldados soviéticos. Buscema ficaria por mais de 10 anos na série do Hulk, tendo descrito como "provavelmente uma das experiências mais agradáveis ​​da minha carreira. O fato de que o Hulk é o meu tudo em termos de personagem favorito pode ser um fator contribuinte. Jamais cansei do personagem, cada história era um novo desafio". Ele se tornou o artista em "New Mutants", começando com a edição # 4 (Junho de 1983). Geralmente ele fazia sua próparia arte-final, começando no final dos anos 1970. Em 1986, ele começou a desenhar em "The mighty Thor", trabalhando com Walt Simonson.

À seguir, no final dos anos 1980, ele voltou a fazer arte-final para outros desenhistas, notadamente para seu irmão John Buscema, em Fantastic Four, roteirizada por Steve Englehart. Sua capacidade de cumprir prazos e produzir um trabalho bom e rápido fez com que além de seus inúmeros títulos regulares, desenhasse várias outras edições para a Marvel.
De 1988 a 1996, ele desenhou e principalmente finalizou mais de 100 edições de "Spectacular Spider-Man". Isto incluiu arcos de história como o "Lobo Brothers Gang War" com Gerry Conway e "The Child Within", escrita por JM DeMatteis, com a morte do antigo amigo de Peter Parker, Harry Osborn na edição # 200 (Maio de 1993). Em uma entrevista de 2002, DeMatteis disse: "Eu realmente adorei os dois anos em 'Spectacular Spider-Man' que escrevi com desenhos de Sal Buscema. Sal é um dos melhores contadores de histórias e um colaborador maravilhoso. Eu amei esse período ". Buscema trabalhou para a rival DC Comics, desenhando histórias de Batman, Superman e Superboy e arte-finalizando Rastejante, Mulher Maravilha e histórias de outros personagens entre 1997-1999. Ele lembrou "o pouco tempo que trabalhei para a DC, eles estavam me dando todos esses caras jovens que mal conseguiam segurar um lápis em sua mãos e me pedindo para 'ajustá-los'. Em alguns casos definitivamente coloquei muito de mim para mudar porque senti a necessidade e mudei.

Buscema voltou à Marvel finalizando a arte de Pat Olliffe em "Spider-Girl" 1999, o anual de verão dessa série e fez trabalhos para ambas as empresas brevemente, antes de se tornar o arte-finalista regular de "The Incredible Hulk" vol. 3 # 11-20 (fevereiro-novembro 2000) e cobrir um punhado de outros títulos. Em 2003 ele se descreveu como "aposentado há três anos, mas ainda fazendo alguns serviços para a Marvel!". Nesse mesmo ano voltou aos quadrinhos em tempo integral arte-finalizando Pat Oliffe em "Spider-Girl" # 55 (Março de 2003) e em seguida, lançar-se um longo período desenhando ou finalizando a arte de Ron Frenz entre as edições # 59 e # 100 (Junho de 2003 - setembro 2006). Ele continuou a tinta da série quando foi relançado como The Amazing Spider-Girl # 1-30 (dezembro 2006 - Maio 2009). Ele continuou finalizando as histórias da Garota-Aranha, no lápis de Frenz e o título omnibus "Web of Spider-Man" vol. 2, # 1-7 (dezembro 2009 - Junho de 2010) além das quatro edições da minissérie "The Spectacular Spider-Girl" vol. 2 (julho-outubro 2010) mais o one-shot "Spider-Girl: The End!"# 1 (outubro 2010). Em 2011 ele foi o arte-finalista mais uma vez de Frenz, na minissérie em cinco partes "Thunderstrike" vol. 2. Ele voltou para a DC Comics em 2011, com o retroativo DC: "The Flash - The 70's" e um one-shot do Homem de Aço, "Superman Beyond". Em 2012, ele assinou o anual de "GI Joe" da IDW Publishing e a série regular "Dungeons and Dragons: Forgotten Realms".

Ele ainda atua em teatro comunitário e foi reconhecido por seu papel de Tevye em Fiddler on the Roof, quando apareceu no Little Theatre de Alexandria, Virgínia, em 1998.
Também foi merecedor do Prêmio Inkpot em 2003 e a Hero Initiative Lifetime Achievement Award em setembro de 2013, durante a Baltimore Comic-Con.

Lista de revistas com trabalhos publicados (EUA)

DC


  • Action Comics #759 (inker) (1999)
    The Adventures of Superman #572 (inker) (1999)
    The Adventures of Superman vol. 2 #2 (inker) (2013)
    Batman #553-555, 557-559, 1,000,000; 80-Page Giant #1-2, Annual #24 (inker) (1998-2000)
    Batman and Superman: World's Finest #9 (inker) (1999)
    The Batman Chronicles #8, 13-14; #16 (inker) (1997–99)
    Batman: Day of Judgment #1 (inker) (1999)
    Batman/Scarecrow 3-D #1 (inker) (1998)
    Batman: Shadow of the Bat #89 (inker) (1999)
    Batman:Toyman #3 (inker) (1999)
    Catwoman #50 (inker) (1997)
    Creeper, vol. 3, #1-11, 1,000,000 (inker) (1998)
    DC Comics Presents: Green Lantern #1 (inker) (2004)
    DC Retroactive: The Flash - The '70s #1 (inker) (2011)
    DC Universe Holiday Bash #1-2 (1997-98)
    Detective Comics #727-729, 733, 741 (inker); Annual #10 (1998-2000)
    Green Arrow #122, 124, 129-130 (inker) (1997-98)
    Legends of the DC Universe 80-Page Giant #1 (inker) (1998)
    Robin #46 (inker) (1997)
    Speed Force #1 (inker) (1997)
    Steel #47 (inker) (1998)
    Superboy, vol. 3, #37, 42-44 (1997)
    Superman vol. 2 #149 (inker) (1999)
    Superman Beyond #0 (inker) (2011)
    Superman: The Man of Steel #65, 94 (inker) (1997-99)
    Wonder Woman Secret Files #1 (inker) (1998)
    Young Heroes in Love #17 (inker) (1998)


Marvel


  • Alpha Flight #33-34 (1986)
    Amazing Adventures #6 (inker) (1971)
    Amazing Spider-Girl #1-30 (inker) (2006-09)
    The Amazing Spider-Man #94-95 (inker); 154-155, 198-199, 266, 272, 700, Annual #25 (1971–91, 2013)
    The Amazing Spider-Man Family #1-2, 5-8 (inker) (2008-09)
    Astonishing Tales #10 (inker) (1972)
    Avengers #68-72, 78, 86, 88-92, 98, 127-134, 156, 158-159, 169, 172-173, 193, 227 (1969–83)
    Balder the Brave #1-4 (1985-86)
    Battlestar Galactica #8-9, 18 (1979–80)
    Buzz #1-3 (inker) (2000)
    Captain America #114-115 (with John Romita, Sr.), 146-163, 165-181, 185, 188, 218-223, 225-237, 284-285 (1969–83)
    Captain America, vol. 3, #50 (among other artists) (2002)
    Chamber of Chills #22 (1976)
    Chamber of Darkness #6 (1970)
    Conan the Barbarian #2-4, 6, 9-11, 13-15, 23, 25 (inker), 92 (1970-78)
    Daredevil #107 (inker), 139-140, 218, 238, 356 (1974–96)
    Defenders #1-29, 31-41, 62-64, 119, 127, 148, Annual #1 (1972–85)
    Defenders vol. 2 #11 (inker) (2002)
    Doctor Strange vol. 2 #75 (1986)
    Eternals vol. 2 #1-9 (1985–86)
    Fantastic Four #182-183, 190, 207-208, 297-302, 313, Annual #13 (1977–88)
    Fantastic Four Roast (among other artists) (1982)
    Ghost Rider #11 (1975)
    Heroes for Hope #1 (among other artists) (1985)
    The Incredible Hulk, vol. 2, #124, 134-136 (inker), 194-203, 205-217, 219-221, 223-229, 231-243, 245-248, 250-278, 280-309, Annual #5, 8, 14-15 (1970–86)
    The Incredible Hulk, vol. 3, #5, 8-20 (inker) (1999-2000)
    The Incredible Hulk vs. Quasimodo, one-shot (1983)
    The Immortal Iron Fist #4 (among other artists) (2007)
    Iron Man #129, 198, Annual #3 (1979–85)
    John Carter, Warlord of Mars Annual #1 (1977)
    Journey into Mystery #512-513 (1997)
    Kickers, Inc. #1 (inker) (1986)
    Kull the Conqueror, vol. 2, #8 (1985)
    Magik #4 (1984)
    Marvel Comics Super Special (Kiss) #1 (among other artists) (1977)
    Marvel Feature #2 (inker) (1972)
    Marvel Graphic Novel: The Pitt (1988)
    Marvel: Heroes & Legends #1 (among other artists) (1996)
    Marvel Holiday Special #1 (Thor); #4 (X-Men) (1991-94)
    Marvel Premiere #6 (Doctor Strange) (inker); #49 (Falcon) (1973-79)
    Marvel Preview #19 (Kull the Conqueror) (1979)
    Marvel Spotlight #20-24 (Son of Satan); #32 (Spider-Woman) (1975–77)
    Marvel Team-Up #20-22, 32-46, 48-52, 56-58, 82-85, 88, 130, 132-133, Annual #1-2 (1974–83)
    Marvel Treasury Edition #12 (1976)
    Marvel Two-in-One (Thing team-ups) #3-5, 7-8, 17, 19-20, 24, 42, Annual #1, 3 (1974–78)
    Master of Kung Fu #32, 41 (1975–76)
    Ms. Marvel #10-12 (1977)
    My Love #1, 4, 6, 18 (inker) (1969-72)
    The New Avengers #8 (with Steve McNiven) (2005)
    New Mutants #4-17, 54 (1983–87)
    Nova #3-14 (1976–77)
    Our Love Story #4, 15-16 (1970-72)
    Power Man #31 (1976)
    Power Man and Iron Fist #53 (1978)
    The Rampaging Hulk #3, 9 (1977–78)
    Red Sonja #14 (1979)
    Rom #1-55, 57-58; Annual #2 (1979–84)
    Savage Sword of Conan #37, 39, 44, 116 (1979–85)
    She-Hulk #9 (inker) (2006)
    Silver Surfer #4-7 (inker) (1969)
    Skull the Slayer #4-8 (1976)
    The Spectacular Scarlet Spider #1-2 (1995)
    The Spectacular Spider-Man #1-5, 7-10, 12-20, 38, 134-213, 215-238, Annual #4, 14 (1976–96)
    Spider-Girl #1/2, #18, 50, 55, 59, 61-79, 81-100 (inker) (1999-2006)
    Spider-Girl 1999 #1 (inker) (1999)
    Spider-Man: Funeral for an Octopus #3 (1995)
    Spider-Man Super Special #1 (inker) (1995)
    Spider-Man Team-Up #7 (1997)
    Spider-Man Unlimited #11 (1996)
    Star Wars #93, 102 (1985)
    Sub-Mariner #25-36 (1970–71)
    Super-Villain Team-Up #2 (1975)
    Tarzan #19-29, Annual #2-3 (1978–79)
    Thor #193-194 (inker), 214, 217, 239-240, 355, 368-369, 371-379, 381-382, Annual #6 (1971–87)
    Web of Spider-Man #7, 12, 34, Annual #6 (1985–90)
    Western Gunfighters #1 (inker) (1970)
    What If? #12, 44 (1978–84)
    Wild Thing #0 (inker) (1999)
    X-Factor #22 (1987)
    X-Men #66 (1970)


Personagens criados por Sal Buscema

  • Aleta Ogord
    Aquarius
    Criança Cérebro
    Bulldozer
    Câncer
    Capricórnio
    Comandante Kraken
    Constrictor
    Contagem Otto Vermis
    Crime Mestre
    Cybele
    Demogoblin
    Wraith
    Diamante
    Firebird
    Fredrick Foswell
    Gêmeos
    Grande Diretor
    Graviton
    Hecate
    Hitman
    Inferno (Joseph Conroy)
    IronClad
    Isis
    Judas, o homem Entropic
    Khoryphos
    Leo
    Lightmaster
    Irmãos Lobo
    Nebulon
    Nefarius
    Piledriver
    Peixes
    Professor Phobos
    Psyklop
    Razorback
    Foguete Raccoon
    ROM
    Sabra
    Sagitário
    Selene
    Seth
    Slyde
    Solarr
    Sphinx
    Starhawk
    Touro
    Thunderball
    Unseen
    Ursa Maior
    Vapor
    Vector
    Viper
    Virgo
    Andando Stiletto
    Warpath
    Kate Waynesboro
    Wraith
    Wrecking Crew
    X-Ray
    Barão Zemo
    Zodiac

 

Banner

Produtos encontrados: 338 Resultado da Pesquisa por: autor-sal-buscema em 95 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 338 Resultado da Pesquisa por: autor-sal-buscema em 95 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Buscar no site
Ambiente 100% Seguro!

Itens|

Bem-vindo

Você achava que nunca iria completar sua coleção de gibis? Então bem-vindo à Rika Comic Shop! Somos o maior sebo de gibis do Brasil com mais de 100 mil títulos no catálogo! Temos edições de todas as épocas e para todas as idades. Perdeu um número nas bancas? Ache ele aqui! Quer relembrar os tempos de criança? Pesquise os gibis favoritos da sua infância no site da Rika. Quer conhecer gibis de outros lugares? Temos gibis de vários países diferentes! Rika Comic Shop - O paraíso do colecionador de quadrinhos!

Segurança na compra
Avaliação de Lojas e-bit
Loja Confiável
Formas de Pagamento

Copyright © 1996 - 2016 www.rika.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
É vedada a reprodução, total ou parcial do site, sem a expressa autorização da administradora do site.

O ERP ideal para seu negócio onlinePowered by VtexDesign By Quatro Digital - Implantação VTEX

Preços e condições de pagamento exclusivos para compras realizadas através do site. Os estoques são limitados e os valores não se aplicam à nossa rede de lojas físicas podendo sofrer alterações sem aviso prévio.
Em caso de divergência, o preço válido é o do carrinho.

R. Kozesinski ME - Rika Comic Shop - CNPJ: 85.480.085/0001-05 - IE: 117.048.313.115 - SAC: (11) 3284-4908 - contato@rika.com.br